Topo

Roth paz e amor: técnico faz amizade e ri de seu perfil fake no Twitter

Celso Roth (direita) costuma dar risadas deu perfil fake no Twitter - Paulo Fernandes / Site oficial do Vasco
Celso Roth (direita) costuma dar risadas deu perfil fake no Twitter Imagem: Paulo Fernandes / Site oficial do Vasco

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

01/07/2015 06h00

Ser famoso em tempos digitais tem suas consequências. Uma delas é se ver refém de sua própria imagem. Conhecidos como “fakes”, os perfis falsos de personalidades geralmente trazem características aguçadas do “homenageado”. Foi assim que o técnico do Vasco, Celso Roth, se tornou, de uma hora para outra, um sucesso na Internet mesmo não movendo uma palha para isso.

Criada em 2011, a conta @JuarezRoth satiriza o treinador e já possui cerca de 57 mil seguidores no Twitter, que estão sempre se divertindo com suas postagens que exaltam o estilo gaúcho, o sistema defensivo e o termo “cautela” (invariavelmente usado pelo twitteiro). Mas ao invés do comandante se incomodar como fez Tite, que chegou a xingar o criador de seu fake, ele abriu diálogo com o responsável pelo perfil e, atualmente, se tornou um assíduo fã.

“Eu já tive a oportunidade de conhecê-lo. Ele me procurou pedindo a autorização e eu acho o maior barato, dou muita risada. Se eu não me engano, ele já está com mais de 50 mil seguidores, para vocês verem que minha imagem tem potencial”, brincou Celso em bate-papo informal com os jornalistas em São Januário.

O bom humor demonstrado por Roth com a situação desfaz um pouco a fama que leva de “carrancudo”. Suas peculiaridades, porém, caíram como um prato cheio na rede, a ponto de ele virar uma aposta mesmo diante de personalidades mais famosas no futebol mundial.

“Aqui no Rio Grande do Sul, o Roth é amado ou odiado, mas jamais fica indiferente. Eu sempre fui fã do trabalho dele, que é acostumado a pegar times ruins e tirar leite de pedra. Além disso, apesar da fama de retranqueiro ele normalmente faz times equilibrados. Gosto de brincar com isso de defesa, retranca, cautela...”, diz ‘Juarez Roth’, que prefere não revelar sua verdadeira identidade.

A fama inesperada no Twitter já rendeu frutos, inclusive financeiros, para o responsável pela conta, que foi procurado por empresas para fazer campanhas publicitárias no microblog e participar de eventos esportivos.

“Tenho que tirar unzinho, não é (risos)?”, brinca.

Ainda tendo seus primeiros contatos com a torcida do Vasco, “Juarez” revela que a receptividade tem sido boa, principalmente pelo fato de o Cruzmaltino ter vencido o Flamengo na estreia de Celso.

“A recepção foi incrível. O Vasco estava mais para baixo que cachorro abandonado. A torcida interagia comigo antes do jogo contra o Flamengo, com pedidos para tentar empatar, para evitar ao máximo a derrota. Um ou outro acreditava em vitória. Após o 1 a 0, virei o salvador momentâneo da pátria. Tem sido bastante divertido”, declarou.

Os primeiros momentos como “treinador do Vasco” no Twitter o fazem ficar por dentro de alguns acontecimentos de destaque que aconteceram no clube em 2015 como, por exemplo, o pedido do presidente Eurico Miranda ao então técnico Doriva, para que o time jogasse de forma ofensiva.

Questionado sobre o fato, ele utilizou-se da mesma pitada de humor que pratica no microblog, e não perdeu a oportunidade de brincar com o dirigente:

“Vou inverter o lado. Jogaremos para frente do nosso gol. Todos atrás. Quem passar do meio campo sem prévia autorização ganha multa no salário (risos)”.

Sempre ousado em seus 140 caracteres, ele deu pitaco até mesmo na Seleção Brasileira, que anda mal das pernas com a eliminação na Copa América:

“O Juarez convocaria três goleiros e vinte volantes (risos). A Seleção ideal seria um volante em cada lugar do campo, um 3-7-0 fechadinho, com o Elias como volante mais adiantado. Wallace, Rodrigo Dourado e Felipe Mello fazendo a contenção, Ramires na direita, talvez o Hernanes na esquerda...”.

"Juarez Roth" é uma adaptação ao nome completo do treinador, que é Celso Juarez Roth.

Veja abaixo alguns tweets de @JuarezRoth: