Topo

SP sofre com venda de jogadores e vê defesa levar sete gols em três jogos

São Paulo perdeu cinco jogadores do elenco em menos de três semanas - Robson Ventura/Folhapress
São Paulo perdeu cinco jogadores do elenco em menos de três semanas Imagem: Robson Ventura/Folhapress

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

02/07/2015 06h00

Sete gols sofridos nos últimos três jogos do Campeonato Brasileiro fizeram o sinal de alerta acender no São Paulo. Com a saída de três zagueiros e um volante, o time paulista viu o desempenho da defesa cair a partir do empate por 1 a 1 com o Avaí, há três rodadas.

Desde então, o time levou mais seis gols e acabou derrotado por Palmeiras (4 a 0) e Atlético-PR (2 a 1). A campanha contrasta com os resultados obtidos nos primeiros setes jogos do Brasileirão. Com cinco vitórias, um empate e um revés, a defesa levou quatro gols em sete jogos. A média de gols sofridos passou, dessa forma,  de 0,57 para 2,33 gols por partida.

O mau retrospecto defensivo também coincide com a venda de alguns jogadores. Após vitória sobre o Grêmio por 2 a 0 no Morumbi, marcada pela estreia de Juan Carlos Osorio no comando da equipe, o São Paulo perdeu quatro atletas do setor defensivo: os zagueiros Rodrigo Caio, Paulo Miranda e Dória, além de Denilson, que atuava como primeiro volante no time.

Dória, cujo contrato de empréstimo com o Olympique de Marsella terminou na última terça-feira, atuou em nove confrontos do Brasileirão e só ficou fora da partida contra o Atlético-PR. Paulo Miranda jogou nas cinco primeiras rodadas e deu lugar a Rodrigo Caio no jogo diante do Grêmio. 

Denilson, por sua vez, acertou a transferência para o Al-Wahda no último dia 19 e se despediu da equipe já contra o time gremista, no Morumbi. Hudson, com isso, substituiu o camisa 15 nas partida contra Chapecoense (vitória por 1 a 0), Avaí e Palmeiras. Com Hudson suspenso após levar o terceiro cartão amarelo, Osorio treinou com Souza na posição de primeiro volante.

O jogador, entretanto, também foi negociado pela diretoria do São Paulo. Após as vendas, o time paulista entrou em campo com uma formação bem diferente do habitual. Na zaga, atuaram Lucão e Edson Silva, com Thiago Mendes e Wesley de volantes. O esquema tinha Michel Bastos, Alexandre Pato e Jonathan Cafu no meio, com Paulo Henrique ganso como falso centroavante.

Durante o jogo, dois jogadores revelados pela base são-paulina entraram em campo: o zagueiro Lyanco, de 17 anos, e o lateral esquerdo Matheus Reis. Segundo o presidente Carlos Miguel Aidar, essa é a tendência para os próximos meses. 

"O São Paulo não está pensando em contratações. Os jogadores estão sendo promovidos da base, esse é o projeto. Tenho certeza que estamos no caminho certo. Se não for pra aproveitar a base,  é melhor fechar aquilo lá e sair comprando jogador", disse o dirigente.
 
Sequência
 
Depois de três partidas seguidas sem vencer, o São Paulo enfrentará o Fluminense no próximo domingo, no Morumbi, às 16h. Na partida, Osorio voltará ao banco de reservas após cumprir suspensão automática por ter sido expulso contra o Palmeiras.
 
O treinador colombiano poderá contar com Hudson no confronto. Além disso, ele deve ter mais dois jogadores à disposição: o zagueiro Rafael Toloi e o atacante Luis Fabiano, que não enfrentaram o Atlético-PR por conta de uma pancada no joelho esquerdo.
 
Com 17 pontos conquistados em dez rodadas, o São Paulo tenta voltar ao G4 do Brasileirão. Após o jogo contra o Fluminense, o time paulista enfrenta o Vasco, em Brasília, e o Coritiba, no Morumbi.