Topo

Clima hostil: argentinos encaram torcida chilena e prometem briga em final

Como na Copa de 2014 (foto), torcedores argentinos se deslocaram com improvisos para final - Mauricio Stycer/UOL
Como na Copa de 2014 (foto), torcedores argentinos se deslocaram com improvisos para final Imagem: Mauricio Stycer/UOL

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, em Santiago (Chile)

03/07/2015 06h00

O clima não deverá ser de paz na final da Copa América no próximo sábado. Ao menos fora de campo. Na última quinta-feira, torcedores argentinos que chegavam a Santiago para a decisão do fim de semana contaram ter sido agredidos por chilenos em uma emboscada nos arredores da capital chilena.

Segundo relatos dos “barras” argentinos, os torcedores locais cercaram alguns carros e roubaram faixas e bandeiras dos rivais. Houve briga, porém sem feridos mais graves

O episódio foi confirmado à reportagem por três argentinos que estavam envolvidos no episódio. Eles ainda relataram que parte do grupo chileno vestia camisa da Universidad de Chile, tradicional time local.

Inconformados com a situação e, principalmente, com a ausência dos “carabineros” (policiais local), os argentinos prometeram o “troco” no próximo sábado, deixando o clima ainda mais tenso para a final.

Muitos dos argentinos admitiram estar sem ingressos para a decisão, mas afirmaram que irão para os arredores do estádio Nacional “defender a honra da seleção e da torcida”.

Procurados, membros da Conmebol ligados à organização do torneio garantiram que estão monitorando os torcedores e que um esquema de policiamento ostensivo já está preparado para o dia do jogo.

Ainda de acordo com a organização, a maioria destes torcedores não entrará no estádio, já que não há mais bilhete disponível. A Conmebol ainda reforçou que não permitirá faixas e bandeiras ligadas a torcidas de clubes da Argentina e do Chile.

Apesar da garantia de paz dentro do estádio, do lado de fora o temor toma conta do duelo sul-americano que irá tirar uma das duas seleções da fila de anos sem título.