Topo

Tri vice? Messi tenta encerrar maldição por 1º título na seleção principal

Messi tentará, neste sábado, conquistar o 1º título pela seleção principal da Argentina - AFP PHOTO / PABLO PORCIUNCULA
Messi tentará, neste sábado, conquistar o 1º título pela seleção principal da Argentina Imagem: AFP PHOTO / PABLO PORCIUNCULA

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, em Santiago (Chile)

04/07/2015 06h00

Lionel Messi já ganhou praticamente tudo no futebol. Entre títulos pelo Barcelona e premiações individuais, são mais de 70 troféus na carreira do argentino de 28 anos. Ainda faltam, no entanto, alguns títulos importantes para aquele que caminha para ganhar mais uma vez o título de melhor do mundo nesta temporada. E um deles pode vir neste sábado, na final da Copa América contra o Chile, em Santiago.

Após dois vices – Copa América 2007 e Copa do Mundo 2014 – com a camisa da argentina, o meia busca encerrar uma maldição com a “albiceleste” para ter seu primeiro título pela seleção. Campeão sul-americano sub-20 em 2005 e medalha de ouro nas olimpíadas de Pequim em 2008, Messi nunca levantou uma taça pela equipe principal.

Aclamado por grande parte de crítica e torcida, o jogador vê as campanhas com a  seleção argentina como grande pedra em seu sapato.

“Daria tudo para conquistar uma taça pela seleção”, desabafou o tímido Lionel Messi. “Estamos concentrados em conquistar essa Copa América. Queremos acabar de vez com esse jejum. Chegamos perto na Copa do Mundo, mas ela nos escapou. Por isso daremos tudo para sermos campeões aqui no Chile”, completou o jogador de poucas palavras.

De quebra, Messi pode ajudar seu país a quebrar um jejum de títulos que já dura 22 anos. A última conquista da seleção principal argentina ocorreu em 1993, justamente em uma Copa América – disputada no Equador. A geração de Gabriel Batistuta e Simeone venceu o México por 2 a 1 na decisão.

Ao lado de Aguero, Dí Maria, Pastore, Aguero e Tévez, camisa 10 tenta consagrar aquela que é apontada por muitos como a melhor geração argentina de todos os tempos, mas ainda carrega o peso de nunca ter sido campeã. Falta um título. Ao time e, principalmente, a Lionel Messi.