Topo

Jefferson pode ficar atrás apenas de N. Santos e Garrincha no Botafogo

Luciano Belford/SSPress
Imagem: Luciano Belford/SSPress

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

05/07/2015 06h00

Jefferson fez história na última sexta-feira durante a goleada de 5 a 0 sobre o Sampaio Corrêa, no Engenhão. O goleiro entrou no Top10 dos jogadores que mais vestiram a camisa do Botafogo. Foram 387, o que o coloca ao lado de Osmar na lista liderada por Nilton Santos, com 721. O ex-lateral esquerdo, inclusive, dificilmente será ultrapassado, mesmo caso de Mané Garrincha, com 612.

E a meta de Jefferson é exatamente essa. Ficar atrás apenas da dupla, que carrega a história do Botafogo nos nomes. O terceiro colocado da lista, Waltencir, soma 453 jogos, 66 partidas a mais que o atual goleiro do Alvinegro. O camisa 1 tem uma média de 50 jogos por temporada no clube de General Severiano.

Se os números forem mantidos, Jefferson tem tudo para atropelar Jairzinho, Wagner, Geninho, Carlos Roberto, Manga, Quarentinha e, claro, Waltencir. No início do ano, o goleiro renovou com o Botafogo até o fim de 2017, tempo suficiente para fazer ainda mais história em General Severiano.

“Fico muito feliz. Tenho um carinho especial pelo clube e o objetivo de continuar fazendo história. Não era minha primeira meta aqui no Botafogo bater recordes, mas é uma honra entrar nesta lista. Cada vez mais vou buscar trazer alegrias para os torcedores, o que consequentemente me fará alcançar outras marcas expressivas”, disse o goleiro ao site oficial do Botafogo.

Jefferson ampliará a lista de jogos pelo Botafogo nesta terça-feira, quando entrará em campo contra o Ceará, no Castelão, em Fortaleza. O Alvinegro lidera a Série B do Campeonato Brasileiro 23 pontos, um a mais que o Paysandu, vice-líder da competição.

Confira o top 10 dos jogadores que mais vezes defenderam o Botafogo:

1 – Nilton Santos 721 jogos
2 – Garrincha 612 jogos
3 – Waltencir 453 jogos
4 – Quarentinha 444 jogos
5 – Manga 442 jogos
6 – Carlos Roberto 440 jogos
7 – Geninho 425 jogos
8 – Jairzinho e Wagner 412 jogos
10 – Jefferson e Osmar 387 jogos