Topo

Messi é trivice? Tevez e Mascherano têm retrospecto pior com a Argentina

Do UOL, em São Paulo

05/07/2015 06h00


A Argentina perdeu nos pênaltis para o Chile o título da Copa América e desperdiçou a chance de encerrar jejum de 22 anos sem título. A última vez foi em 1993 no próprio torneio continental. Desde então, a seleção albiceleste coleciona cinco vice-campeonatos seguidos.

A Argentina parou na final nas Copas América de 2004, 2007 e 2015, na Copa das Confederações em 2005 e na Copa do Mundo de 2014. Se Lionel Messi chegou ao seu trivice-campeonato contra o Chile, tendo jogado as três últimas decisões, outros expoentes da atual geração têm retrospecto ainda pior.

Tanto Carlitos Tevez, ídolo do Boca Juinors que acaba de retornar para "La Bombonera", como Javier Mascherano, cuja carreira é identificada com o arquirrival River Plate, têm quatro vice-campeonatos com a seleção nacional.

Enquanto Tevez só não esteve presente na campanha da Copa do Mundo em 2014, Mascherano ficou de fora somente da Copa das Confederações em 2005.

Assim, o atacante foi vice nas três Copas América e na Copa das Confederações, enquanto o defensor ficou em segundo lugar nas três Copas Américas e no Mundial. A diferença é que Tevez não esteve em campo na final da Copa América contra o Chile. Já Mascherano jogou em seus quatro vice-campeonatos.

"Pessoalmente, eu não encontro maneiras de descrever (essa derrota). Talvez seja eu . Oxalá que no futuro a Argentina possa ganhar. Eu falei com Carlitos (Tevez). Três finais da Copa América. Eu perdi todos os três. Não consigo encontrar uma explicação", desabafou Mascherano após o jogo.

"É uma tortura...É um carma? Não sei. Gostaria de disfrutar (um título) com esta camisa, mas eu tenho que sofrer", concluiu em tom duro e decepcionado.

A despeito de eventuais grandes atuações ao longo dessas cinco competições, o que ficará marcado na história é a ausência de títulos de uma geração encarada como uma das melhores – se não a melhor -  da história do futebol Argentino.

Mas nem tudo está perdido. Messi, Tevez, Di Maria, Agüero e Mascherano & CIA terão pelo menos mais uma chance – na Copa do Mundo da Rússia, em 2018 - de levantar seu primeiro título com a seleção principal da Argentina.