Topo

Nos jornais, chilenos rebatem provocação argentina: 'sabemos como se sente'

Capa do diário "El Llanquihue" ironiza música de provocação da torcida argentina - Reprodução
Capa do diário 'El Llanquihue' ironiza música de provocação da torcida argentina Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

05/07/2015 08h54

A final da Copa América é destaque em jornais de todo o continente. Mas, especialmente, em Chile e Argentina, as manchetes se dividem entre a alegria chilena e o sofrimento argentino. Com direito a provocações e até a “justiça divina”.

É assim que noticia o título o jornal chileno Las Últimas Notícias. “Justiça Divina: Chile vence a Copa América 2015”, estampa a publicação.

Já o jornal El Llanquihue rebate as provocações dos torcedores argentinos. “Enfim, sabemos como se sente: campeões”, mancheta o diário. O destaque diz respeito a uma versão de ‘Decime qué se siente’, música cantada pela torcida argentina em provocação a rivais – na versão da Copa América, os chilenos são chamados de ‘traidores’ pela colaboração com os ingleses na Guerra das Malvinas. “Te juro que, ainda que a água te cubra, nunca vamos te ajudar”, diz parte da música.

Já o tradicional jornal El Mercurio adota um tom mais discreto na capa deste domingo. “Seleção nacional ganha o título de forma invicta, jogando um futebol de altíssimo nível”, destaca a publicação, com várias fotos da comemoração de jogadores e torcedores.

O tom sóbrio também é a tônica do diário La Estrella, do arquipélago de Chiloé. “La Roja faz história frente à Argentina – a Copa é nossa”, exalta.

Na Argentina, trauma

Os jornais argentinos não escondem a decepção com mais um vice-campeonato. Desde o título da Copa América de 1993, a seleção local já foi derrotada em cinco grandes finais: Copa América (2003, 2007 e 2015), Copa das Confederações (2005) e Copa do Mundo (2014).

O jornal esportivo Olé lança mão de um de seus trocadilhos para destacar a derrota. “Messão Impossível”, destaca, ligando o nome de Lionel Messi à franquia cinematográfica ‘Missão Impossível’. “Outra final sem taça para o grupo capitaneado por Leo”, acrescenta.

O tom é semelhante em outras publicações. “Outra vez sem taça”, diz o La Capital, com uma foto do cabisbaixo Messi ao lado do troféu da Copa América. “Outra vez segundos”, repete o Diario de Cuyo. “Pesadelo”, mancheta o jornal Rio Negro. “Argentina fez pouco para quebrar a sequência sem títulos”, afirma o Clarín