Topo

CBF coloca árbitro que expulsou Geuvânio na geladeira: "erro técnico"

Roberto Oliveira e Vanderlei Lima

Do UOL, em São Paulo

06/07/2015 19h33

Presidente da comissão de arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Sérgio Corrêa falou ao UOL Esporte sobre a polêmica expulsão de Geuvânio pelo árbitro Felipe Gomes da Silva no jogo entre Santos e Grêmio, na Vila Belmiro, no domingo, pela 11ª rodada do Brasileirão. Segundo Corrêa, o juiz não estará na escala de árbitros para as próximas duas rodadas do campeonato.

“Ele não vai para o sorteio do final de semana. Na escala do meio de semana, já fizemos o sorteio e ele não entrou. Ele não é um árbitro jovem, ele é experiente e um árbitro experiente não cometeria um erro deste porte”, afirmou.

O chefe da arbitragem da CBF conversou com o delegado da partida, com o 4º árbitro e com o próprio juiz da partida. Segundo ele, todos deram a mesma versão de que Geuvânio não foi autorizado a entrar em campo e, por isso, levou o segundo cartão amarelo que resultou a expulsão. Mas por que árbitro Felipe Gomes da Silva ergueu o braço no lance?

“Houve um sinal que até o momento nós não sabemos o que significa, queremos entender que sinal é este, porque o braço estava erguido, o árbitro garante que não foi de autorização, mas eu quero saber por quê. Na cabeça dele ele não autorizou, mas pode se considerar um erro técnico o que aconteceu, ele fez um sinal que não tinha motivo, ele levantou o braço e fez sinal pra quê?”, questionou Corrêa.

Ele falou com o árbitro sobre o gesto polêmico, mas o juiz que faz parte do quadro da Federação Catarinense e da Fifa não soube responder a questão.

“Eu perguntei para o árbitro que sinal era aquele. Ele falou: ‘Sergio, no momento que eu ia que eu ia autorizar, eu levantei o braço, mas não dei a autorização, por isso que eu perguntei para o 4º árbitro’. Na minha opinião, levantar o braço foi talvez um equívoco, ele falava que aquele sinal não era de autorização, é o que ele diz, ele fala que aquele gesto não estava autorizando nada”, contou.

O presidente da Comissão de Arbitragem da CBF ainda deu o seu entendimento do lance. “Eu acho que ele queria autorizar, mas quando ele levantou o braço pra fazer isso ele consultou pelo rádio o 4º árbitro que disse que estava finalizando o trabalho médico. Aí o jogador entrou”, explicou.

Questionado quando Felipe Gomes da Silva voltará a apitar, Sérgio Corrêa não deu prazo. “Não sei, nós temos muitos árbitros com vontade de atuar porque nós precisamos ter arbitragens claras, não queremos atrapalhar os jogos”, finalizou.

Aos 26 minutos do primeiro tempo do jogo contra o Grêmio, Geuvânio fez falta dura em Luan, tomou cartão amarelo e deixou o campo com a boca sangrando para ser atendido. Dois minutos depois, voltou ao gramado sem autorização do juiz, roubou a bola do jogador do Grêmio e iniciou contra-ataque. Resultado: segundo cartão amarelo e expulsão. Replay do canal Premiere, porém, mostrou no lance o árbitro erguendo o braço esquerdo em direção ao quatro árbitro - o que pode ter confundido o meia santista.