Topo

Goleiro acabou com ano perfeito de Messi. Mas agora depende do argentino

Do UOL, em São Paulo

06/07/2015 06h00

Além de poder comemorar o primeiro título oficial da história do Chile, o goleiro Cláudio Bravo ainda saiu da final da Copa América, no último sábado (4), sendo o único jogador que poderá levantar sete taças em 2015. Para isso, ele tirou a chance de Lionel Messi, parceiro de Barcelona e derrotado na decisão com a Argentina.

Pelo clube espanhol, Bravo e Messi conquistaram o Campeonato Espanhol, a Copa do Rei e a Liga dos Campeões neste ano. Por causa disso, eles ainda poderão jogar mais três decisões até o final de 2015: Supercopa da Espanha, Supercopa da UEFA e Mundial de Clubes da Fifa.

Do elenco do Barcelona, apenas Bravo, Messi, Mascherano, Neymar e Daniel Alves poderiam alcançar o feito de sete taças na mesma temporada, já que não há uma competição de seleções europeias em 2015 e o clube espanhol não conta com nenhum jogador que disputará a Copa Ouro.

Caso o Barcelona consiga conquistar as três taças restantes em 2015, Bravo alcançará um feito que Daniel Alves já tem. O brasileiro, dono de 26 títulos oficiais na carreira, foi campeão sete vezes em 2009. A diferença foi que no lugar da Copa América, o torneio de seleções daquele ano foi a Copa das Confederações.

A Supercopa da Espanha será disputada em agosto, entre Barcelona e Athletic Bilba. No mesmo mês, o clube de Bravo enfrentará o Sevilla pela Supercopa da UEFA. Em dezembro, a equipe disputará o Mundial de Clubes da Fifa.