Topo

Daniel Alves: "Guardiola queria treinar o Brasil, mas não quiseram"

Do UOL, em São Paulo

07/07/2015 15h04

Pep Guardiola queria ter comandado a seleção brasileira na última Copa do Mundo e já tinha até esboçado qual seria sua equipe ideal. A revelação foi feita pelo lateral direito Daniel Alves durante participação no programa Bola da Vez que irá ao ar nesta terça-feira, às 21h30, na ESPN.

"Eu pago porque sou linguarudo, mas eu não conto mentira. E, antes da Copa, o Pep queria treinar a seleção brasileira, mas não quiseram. O Pep falou que queria fazer a gente campeão do mundo, que tinha toda a estratégia para fazer a gente campeão do mundo. Não quiseram, porque falaram que não sabiam se o Brasil ia aceitar. Se a gente não aceita o melhor do mundo, que pode nos fazer melhores... é o que estava falando de ter os melhores do seu lado, é quando você vai crescer, vai evoluir", revelou Alves.

O nome de Guardiola foi especulado para assumir a seleção brasileira após o desastre na última Copa do Mundo. O atual treinador do Bayern de Munique, porém, sempre negou ter recebido qualquer sondagem por parte da CBF, que optou por trazer Dunga para o lugar de Luiz Felipe Scolari.

“Ele jamais falaria isso, porque o Pep é uma das pessoas mais discretas. Primeiro pelo respeito com os outros treinadores brasileiros, e segundo porque ele é assim, não vai falar nunca. Mas ele utiliza as pessoas que estão à sua volta para tentar fazer a ocasião, para tentar cavar a oportunidade. E o Pep, desde que eu estou na seleção, desde que eu trabalho com Pep, ele já tem na cabeça o time da seleção queria para treinar", comentou Alves.

"A realidade é a seguinte: o Pep é melhor treinador do mundo. É o melhor gestor esportivo que eu vi no futebol. É o cara que revolucionou o futebol, revolucionou um time, revolucionou uma equipe. E a gente tem a chance de ter o cara aqui, sem ter que gastar se o problema é dinheiro, porque a intenção dele era só receber se tivesse o resultado esperado pelo povo brasileiro. E você deixa passar uma oportunidade dessa... você não pensa na seleção brasileira", disse o lateral.

De acordo com o jornal espanhol Ás, a revelação de Daniel Alves vão ao encontro das declarações dadas pelo ex-goleiro brasileiro Julio Sergio após se encontrar com Guardiola em um congresso para treinadores em Munique.

“Se a CBF tivesse feito uma proposta para a Copa passada, ele teria aceitado de imediato. Disse que ganharia o Mundial com Neymar. Guardiola comentou comigo seu sonho de treinar o Brasil em algum momento da carreira e que aceitaria a oferta quando chegasse”, comentou.