Topo

Novo técnico! Preferidos do Santos dependem do Fla, que tem os dois na mão

Cristovão e Oswaldo de Oliveira agradam muito, mas Santos pode tentar outras opções - Gilvan de Souza / Flamengo
Cristovão e Oswaldo de Oliveira agradam muito, mas Santos pode tentar outras opções Imagem: Gilvan de Souza / Flamengo

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

07/07/2015 06h00

A lista de nomes de técnicos para comandar o Santos na vaga de Marcelo Fernandes, que deve ser deslocado de volta ao cargo de auxiliar, é extensa. Os pretendidos foram colocados em pauta em uma reunião que durou pouco mais de sete horas nesta segunda-feira, na Vila Belmiro.

O UOL Esporte apurou que os dois nomes de maior consenso da cúpula são inviáveis no momento, pois eles dependem do Flamengo. Isso porque os preferidos Oswaldo de Oliveira e Cristovão estão ligados direto e indiretamente com o clube carioca.

Explica-se: a diretoria santista entrou em contato novamente com Oswaldo de Oliveira após a tentativa frustrada de contratá-lo no mês passado e descobriu que o treinador está apalavrado com o Flamengo.

Ao saber da informação por Oswaldo, o Santos voltou a se interessar por Cristovão, o atual técnico do clube carioca. Nesta segunda-feira, enquanto se reuniam na Vila Belmiro para contratar um técnico, os dirigentes santistas também buscavam informações de uma reunião da cúpula flamenguista em relação à permanência ou não de Cristovão.

Em abril deste ano, o presidente do Santos, Modesto Roma falou pessoalmente com Cristovão em um hotel na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, logo após a saída do treinador do Fluminense. No entanto, a contratação esfriou na época devido ao interesse do Flamengo.

A maioria, que prioriza Oswaldo e Cristovão na cúpula santista, não está decidida se vale a pena esperar o Flamengo resolver o seu futuro. O Santos está na zona do rebaixamento do Campeonato Brasileiro, e a diretoria do clube acredita que a mudança de técnico é a primeira atitude que deve ser feita para sair da crise.

Caso não decida aguardar Cristovão, que é considerado o primeiro da lista, à frente até de Oswaldo, a diretoria santista deve partir para as demais opções – Alexandre Gallo, Dorival Júnior e Doriva estão entre elas. Os três já conversaram com os dirigentes santistas, recentemente, mas nenhum está apalavrado com o clube. 

Já o nome do argentino Jorge Sampaoli, da seleção chilena, é considerado um sonho distante da diretoria santista. O título da Copa América, inclusive, acabou de vez com as esperanças da cúpula alvinegra, que esteve pessoalmente no Chile para assistir a decisão contra a Argentina, vencida nos pênaltis pelo time de Sampaoli.