Topo

Valdivia volta ao Palmeiras nessa terça, mas ninguém sabe se para jogar

Pedro Lopes

Do UOL, em São Paulo

07/07/2015 06h00

O Al-Wahda já anunciou a contratação de Valdivia, mas o Palmeiras espera que o jogador se reapresente nesta terça na Academia de Futebol; pessoas próximas ao chileno garantem que ele estará presente, e vai cumprir suas obrigações como funcionário do clube até o dia 17 de agosto, quando termina seu contrato. Ninguém sabe, porém, se o meia volta a vestir a camisa alviverde.

O UOL Esporte apurou que Valdivia e Palmeiras não tiveram nenhuma conversa durante a Copa América – o alviverde soube do anúncio do clube dos Emirados Árabes, mas não procurado por ninguém ligado ao meia; nem procurou.

Do lado do jogador, a proposta feita pelo Palmeiras, que envolve um corte de quase 60% de sue salário fixo, mais produtividade foi considerada muito abaixo do desejado. A interpretação foi de que o clube não tem mais interesse em contar com seus serviços – daí, o acerto com os árabes.

Também pesou na decisão a contratação do paraguaio Lucas Barrios, que ganhará no alviverde um salário superior ao oferecido a Valdivia.

O alviverde, por sua vez, nunca esteve disposto a aumentar muito a proposta. A dúvida, agora, é se Valdivia fica no clube até o dia 17 de agosto e entra em campo, ou se é liberado para se apresentar ao Al Wahda antes disso.

A conversa que não aconteceu durante a Copa América e deve ocorrer nos próximos dias vai definir isso. Variáveis como a disposição do jogador em atuar, o tom das negociações e uma possível compensação do clube árabe serão fundamentais.

Apesar de ter segurado Wesley até o último dia de seu contrato quando o volante já tinha acerto com o São Paulo, o Palmeiras não descarta fazer diferente com Valdivia – até porque os salários do jogador são altos. Isso vai depender, entretanto de conversa franca com o meia e seu pai, que representa seus interesses.

Longe um do outro, o clube e o jogador vão bem: Valdivia foi destaque do Chile na inédita conquista da Copa América; o alviverde venceu o terceiro jogo seguido, e sobe cada vez mais na tabela. Sinal de que existe muita vida para ambos sem o outro. Quando ela começaserá decidido nos próximos dias.