Topo

Neymar integra relação de 10 candidatos ao prêmio de melhor da Europa

Do UOL, em São Paulo

15/07/2015 11h55

A Uefa divulgou nesta quarta-feira a lista dos candidatos ao prêmio de melhor jogador do futebol europeu na temporada 2014-15. Artilheiro da Liga dos Campeões e um dos destaques do Barcelona, o brasileiro Neymar aparece na relação de 10 atletas, que também conta com Messi e Cristiano Ronaldo.

Dos dez jogadores indicados, oito estiveram na decisão da Liga dos Campeões. Pelo Barcelona, além de Neymar e Messi, disputa o prêmio o uruguaio Luis Suárez. Já a Juventus teve entre os indicados o goleiro Buffon, os meias Pogba e Pirlo, além dos atacantes Tevez e Vidal.

Atual vencedor, Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, é um dos únicos indicados que não chegou à decisão do título europeu. O outro é o belga Hazard, do Chelsea.

Além de Neymar, apenas mais um brasileiro foi lembrado pelos jornalistas na primeira rodada da votação: Roberto Firmino, que fez boa temporada pelo Hoffenheim e acertou recentemente sua transferência para o Liverpool. O atacante, porém, não conseguiu um lugar entre os 10 classificados.

Assim como nos anos anteriores, jornalistas das 54 federações integrantes da Uefa definiram a relação. Os dez jogadores com o maior número de votos avançam para uma segunda rodada, que determinará os três finalistas do prêmio. O resultado será divulgado no dia 12 de agosto.

A escolha do melhor jogador da Europa será feita em uma eleição relâmpago durante a festa da Uefa, no dia 28 de agosto. O nome do vencedor é gravado na taça na hora, logo após a divulgação do resultado.