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Parceiro não apita no futebol, mas traz Barrios e vira mecenas no Palmeiras

Danilo Lavieri, Pedro Lopes e Ricardo Perrone

Do UOL, em São Paulo

17/07/2015 06h00

Ao apresentar Lucas Barrios, o presidente do Palmeiras, Paulo Nobre agradeceu nominalmente a José Roberto Lammachia, "dono" da Crefisa e da Faculdade das Américas, patrocinadores do clube. Foram as empresas que viabilizaram a contratação do atacante, bancando, indiretamente, boa parte dos custos envolvidos na operação.

As empresas não tem nenhuma porcentagem dos direitos econômicos do jogador: o negócio se deu de outra forma. Foi fechado um novo pacote de patrocínios direcionados ao programa Avanti, de Sócio Torcedor: ele envolve exposição de marca no site do programa, nos ingressos, carteirinhas dos associados e outras ações que serão divulgadas oportunamente.

Ao fechar o pacote, o grupo empresarial fez um pedido: que a verba investida fosse revertida diretamente e de forma integral para o departamento de futebol; ela será usada para bancar as luvas de Barrios, de pouco menos de R$ 4 milhões, e seus salários, que podem chegar até a R$ 450 mil mensais (valores não confirmados pelo Palmeiras).

O pedido expõe um fato conhecido: Lammachia é um notório palmeirense, dos mais fanáticos. Suas empresas já proporcionavam ao clube o maior patrocínio de camisa do país - quase R$ 50 milhões por ano, entre Crefisa, FAM e Prevent Senior. Agora, participa da contratação de um dos reforços mais badalados do futebol brasileiro em 2015.

Pessoas próximas ao empresário dizem que, além do retorno financeiro, ele também procura ajudar o Palmeiras dentro de suas possibilidades, investindo valores consideráveis em várias frentes: da camisa ao carrinho da maca. Seu sonho é unir o útil ao agradável: ver um pôster do Palmeiras campeão com a marca de suas empresas estampada na camisa. Apesar disso, nenhum aporte no clube é um "presente": todo investimento prevê alguma contrapartida de marketing ou exposição de marca.

Apesar de ter virado uma espécie de "mecenas" de Barrios, o patrocinador não tem absolutamente nenhuma influência no futebol do clube - algo que ele próprio admite a interlocutores. As decisões no departamento ficam todas nas mãos do presidente Paulo Nobre e do diretor Alexandre Mattos.

Como bom palmeirense, entretanto, Lammachia já tentou dar conselhos e sugestões: cartolas e conselheiros contam que, após a derrota do Palmeiras para o Goiás, o empresário chegou a se exaltar com membros da diretoria, irritado com a fase do time. A situação, entretanto, foi rapidamente resolvida.

Sobre o episódio ocorrido em maio, a assessoria da Crefisa disse à reportagem que estava plenamente satisfeita com a parceria com o Palmeiras, e que não havia nenhum problema. O UOL Esporte tentou contato novamente nesta terça-feira sobre a contratação de Barrios, mas não conseguiu.

Barrios já apareceu no BID, e está regularizado. Se Marcelo Oliveira quiser, pode utilizá-lo já no domingo, diante do Santos, no Allianz Parque.