Topo

Bota responde René e cita Copa do Brasil para justificar sua demissão

Técnico Renê Simões foi demitido do Botafogo após 38 jogos no comando do time carioca - Rui Porto Filho/AGIF
Técnico Renê Simões foi demitido do Botafogo após 38 jogos no comando do time carioca Imagem: Rui Porto Filho/AGIF

Do UOL, no Rio de Janeiro

18/07/2015 18h18

O Botafogo respondeu neste sábado (18) as críticas feitas por René Simões após sua demissão. O técnico foi dispensado pelo Botafogo na quinta-feira, um dia depois da eliminação do clube da Copa do Brasil. Para o presidente Alvinegro Carlos Eduardo Pereira, a desclassificação foi decisiva para o desligamento de René.

“No domingo anterior ao jogo contra o Figueirense [o qual o Botafogo perdeu por 1 a 0], nos reunimos com a comissão técnica. Destacamos a importância das quotas da Copa do Brasil para nossas combalidas finanças”, relatou o dirigente, em carta aberta. “Infelizmente, o que assistimos no jogo contra o Figueirense foi mais do mesmo. Depois do jogo, o treinador participa de uma entrevista coletiva e registra sua satisfação com a atuação da equipe, numa noite em que perdemos R$ 700 mil.”

Pereira ainda declarou que, há tempos, a diretoria do Botafogo cobrava mudanças no trabalho de Simões. Os pedidos não foram atendidos. “A diretoria indicou por diversas vezes a necessidade de ajustes e correções em práticas que repercutiam negativamente no referido planejamento”, escreveu. “O técnico precisa estar sintonizado com o planejamento estratégico do clube.”

Contratado para o início da temporada de 2015, o René comandou o Botafogo em 38 partidas: foram 22 vitórias, oito empates e oito derrotas. O profissional levou o clube ao vice-campeonato no Carioca. Além disso, o Alvinegro é líder no Campeonato Brasileiro da Série B.

O Botafogo procura um novo treinador. Doriva, ex-Vasco, é o preferido da diretoria e negocia um acordo. Jair Ventura Filho assumiu o time interinamente.

Confira abaixo a íntegra da carta de Pereira sobre a demissão de René:

Necessários Esclarecimentos Sobre a Demissão do Técnico René Simões

Para se considerar qualquer atitude como absurda, entendemos que se deve ouvir as partes e conhecer mais sobre o conjunto da situação.

Não dá para, simplesmente com base em resultados, achar que um dirigente de futebol, é desequilibrado o bastante para reagir de forma destemperada diante de um único resultado. Podem ter certeza de que este não é o perfil da nova Diretoria do Botafogo ou nosso modo de agir.

Assim como o técnico é o responsável pelo time dentro das quatro linhas, fora delas, ele precisa estar sintonizado com o planejamento estratégico do Clube. Ao longo do trabalho do René Simões, a Diretoria indicou por diversas vezes a necessidade de ajustes e correções em práticas que repercutiam negativamente no referido planejamento.

E cada pedido e alerta feito, obviamente, não foi tornado público ou levado ao conhecimento da imprensa. São assuntos reservados e assim devem permanecer.

No domingo anterior ao jogo contra o Figueirense, novamente nos reunimos com a Comissão técnica e comentamos sobre os problemas mais uma vez detectados e ouvimos, novamente que seriam corrigidos. Aproveitamos ainda para destacar a importância das quotas da Copa do Brasil para nossas combalidas finanças.

E infelizmente, o que assistimos no jogo contra o Figueirense foi mais do mesmo. Nenhuma mudança e os mesmos equívocos. Depois do jogo, o treinador participa de uma entrevista coletiva e registra sua satisfação com a atuação da equipe, numa noite em que perdemos 700 mil reais e deixando claro que não ocorreriam os ajustes.

A recente queda acentuada e constante da equipe, colocou-nos diante do dilema de nada fazermos ou agirmos enquanto estávamos na liderança.

O Conselho Diretor do Botafogo reuniu-se no próprio estádio até quase uma hora da manhã e, sem nenhuma precipitação, tomou a decisão de substituir o René e sua equipe.

Por elegância, jamais divulgamos isso.

Mas diante das avaliações precipitadas e injustas que temos lido, achamos importante colocar a posição do Botafogo.

Podem ter certeza de que, estamos empenhados e trabalhando seriamente e com muita responsabilidade para o resgate do Botafogo.

Saudações Alvinegras,

Carlos Eduardo Pereira