Topo

Blatter ignora ausência de Del Nero e revela plano para futuro fora da Fifa

João Henrique Marques

Do UOL, em Zurique (Suíça)

20/07/2015 11h31

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, falou sobre a ausência do mandatário da CBF, Marco Polo Del Nero, em encontro do Comitê Executivo na sede da entidade na manhã desta segunda-feira em Zurique, na Suíça. Para ele, a falta do brasileiro em nada modificou a reunião que decidiu a data da nova eleição presidencial - dia 26 de fevereiro -. Só que para não polemizar, o suíço não quis opinar sobre a atitude de Del Nero.

“Sobre a ausência do Del Nero vocês precisam perguntar o motivo para ele. Isso só cabe a ele”, disse Blatter.

“Vocês sabem que todos os membros do Comitê Executivo receberam convite de participação para hoje. No caso, o da confederação brasileira não veio. Só que a ausência dele não tem nenhum tipo de influência”, complementou.

De acordo com a reportagem do Estado de S. Paulo, Del Nero informou à Fifa que não participaria da reunião do Comitê Executivo da Fifa devido à CPI do Futebol, que investiga a CBF.

Segundo Del Nero, ele é obrigado a ficar no país após a instauração da CPI. O jornal, entretanto, afirma que Del Nero está sendo investigado pelo FBI e, por isso, temeu ser preso durante a viagem à Suíça. 

A entrevista de Blatter aconteceu logo após a reunião do Comitê. Nela, o suíço ratificou que deixa o cargo de presidente assim que a nova reeleição for realizada.

É por uma questão de honra, segundo o próprio dirigente, que ele vai seguir no cargo até o pleito. Após isso, a vida como jornalista será retomada.
 
“Eu no dia 26 de fevereiro deixo o cargo de presidente para reassumir meu posto de jornalista, radialista. Gosto de trabalhar nessa área e vou passar a me dedicar a falar para o povo do mundo inteiro. A rádio tem esse alcance e seguro que muitos vão querer me ouvir”, avisou o presidente.
 
Sobre o tema, Blatter chegou a encarar uma pergunta irônica na coletiva: “Você será jornalista para cobrir tráfico ou política”?
 
“Sempre gostei de política e vou seguir com essa linha de cobertura. Geografia também. Há tantas estações de rádio no mundo e estarei satisfeito com a nova função”, respondeu seriamente o presidente da Fifa.

Outro tema importante tratado na entrevista de Blatter foi o anúncio de que a Fifa criou um comitê de ética para comandar modificações imediatas na entidade. 
 
“Teremos olhos, verificação de integridade. Isso precisa ser feito por uma organização neutra”, destacou Blatter.