Topo

Festinhas que enfureceram vizinhos fazem Corinthians mandar meia a Portugal

Zé Paulo (esq) deixa Corinthians para jogar no Rio Ave, de Portugal - Reprodução/Facebook
Zé Paulo (esq) deixa Corinthians para jogar no Rio Ave, de Portugal Imagem: Reprodução/Facebook

Dassler Marques

Do UOL, em São Pauo

24/07/2015 06h00

Zé Paulo era uma grande esperança do Corinthians e teve seu contrato estendido no início desse ano. Mas, depois de baixo rendimento e alguns episódios de indisciplina, sobretudo em empréstimo recente ao Bragantino, o clube praticamente jogou a toalha.

O ponto alto dos problemas extracampo ocorreu quando o Residencial Colinas da Mantiqueira procurou a diretoria do Bragantino para protestar contra o comportamento de Zé Paulo, 21 anos, no condomínio.

"Enviamos a carta por causa de barulho e desacato a funcionário. Os vigias do prédio foram bater na porta porque ele não atendeu o ramal. Ele usou palavras de baixo calão. Isso ocorreu logo na primeira semana e, depois, ele já foi embora", explica João, responsável pelo residencial, sobre as reclamações recebidas por vizinhos.

A passagem de Zé Paulo pelo Bragantino durou apenas três meses e, ao todo, ele foi a campo duas vezes. Funcionários do clube informaram a reportagem sobre atrasos e faltas a treinamentos e sobre consumo excessivo de bebida alcoólica. Há relatos semelhantes no Corinthians, em que seu ponto alto foi o vice-campeonato da Copa São Paulo 2014 ao lado de Malcom, titular dos profissionais.

"Ele chegou ao Bragantino sem vontade alguma. É um jogador com talento, com qualidade, mas que deu muitos problemas. Faz muita baderna, faz muita festinha", explicou um membro do clube. A contratação de Zé Paulo foi um pedido expresso do treinador Osmar Loss, que estava no sub-20 corintiano e se mudou para comandar o Bragantino na Série B. Acabou sendo, no fim das contas, outro a se decepcionar com o comportamento do meia.

O histórico de Zé Paulo em outros clubes também é complicado. Ele foi dispensado da base do Cruzeiro por problemas disciplinares aos 16 anos, quando se transferiu para o Corinthians. Com Mano Menezes, jogou até como titular, em 2014, mas rapidamente perdeu espaço e foi emprestado ao Atlético-PR. Quem conhece o jogador dessas passagens confirma os problemas.

"O Corinthians nem o queria mais, mas renovou por um pedido do Osmar Loss, porque ele criou problemas no Atlético-PR", explica um dirigente corintiano. Em sete meses emprestado ao clube paranaense, Zé Paulo fez três partidas incompletas. Aos 21 anos, ainda não tem gol como profissional.

Empresário do jogador, Taciano Pimenta tem outra versão para os problemas no condomínio em Bragança Paulista. "Ele tem uma criança de dois anos e veio a esposa, a mãe, toda a família. É um pessoal da roça, acostumado a falar alto até tarde, e por isso os síndicos reclamaram. Isso aconteceu em São Paulo também", argumenta.

"O Zé Paulo teve um problema disciplinar aos 15 anos e carrega essa imagem. Ele está indo para Portugal com a esposa e o filho. Muitos jovens se deslumbram com Corinthians, com torcida, mas a gente apoia para estar com a família. O Zé está vendendo o Veloster (carro da Hyundai) para comprar um lote e construir uma casa em Raposos-MG. É só vitória na vida dele. O que aprontou é coisa do passado", diz Taciano Pimenta.

No último ano, o jogador também se envolveu em problema entre empresários. Zé Paulo trabalhava com Pimenta, mas assinou com o Grupo Carpegiani. Meses depois, quebrou o acordo e voltou a trabalhar com o atual agente.

Emprestado por um ano ao Rio Ave-POR, Zé Paulo ao menos trará alívio na folha salarial do Corinthians. Segundo o empresário, os salários dele ficarão a cargo do clube português.

Procurado pela reportagem de maneira oficial, o Bragantino afirmou que não comentaria assuntos de ordem interna.