Topo

Indisciplina e 'egoísmo' atrasam adaptação do São Paulo a Osorio

Osorio ainda busca melhor adaptação ao elenco do São Paulo, mas tem problemas - Rubens Chiri/Divulgação
Osorio ainda busca melhor adaptação ao elenco do São Paulo, mas tem problemas Imagem: Rubens Chiri/Divulgação

Marinho Saldanha

Do UOL, em São Paulo

24/07/2015 06h00

O São Paulo ainda não se adaptou ao sistema de trabalho do técnico Juan Carlos Osorio. Tal situação é tratada abertamente pelo grupo de jogadores. E ao mesmo tempo que elogiam o comando, momentos de indisciplina e excesso de individualismo freiam a construção do ambiente ideal. 

Não foram poucos momentos em que Osorio se viu em situação delicada por conta de reclamações dos jogadores. Centurion, Michel Bastos, Paulo Henrique Ganso, todos se revoltaram ao serem substituídos. E o treinador se disse surpreso com o ‘egoísmo’ dos atletas no Brasil. 
 
“Eles (jogadores) têm que pensar como um time”, disse após ver Ganso deixar o campo sem cumprimenta-lo no jogo contra o Coritiba. “Não tomo nada pelo lado pessoal. Não fico triste”, completou na mesma ocasião. 
 
Mas atitudes como estas prejudicam a construção do melhor ambiente no clube. Por isso, a adaptação demora mais do que o esperado. Mesmo que, segundo o grupo de jogadores, o treinador continue com comando total dos atletas. 
 
“Ele não perdeu o vestiário. Pelo contrário. Todos ouvem e atendem o que fala”, destacou o volante Rodrigo Caio. “Dentro do vestiário ele é totalmente diferente. A cobrança, o jeito de falar... É um cara inteligente que sabe conversar com o jogador. Sabe fazer mudanças que dão resultado em campo. É um treinador qualificado”, completou.
 
Mas a integração ainda requer tempo. Sem dominar o português, Osorio precisa, por vezes, do auxílio de Milton Cruz para conversar com os jogadores. E ainda esbarra na relação muitas vezes complicada com alguns ‘egos’ do grupo. 
 
“A adaptação melhora com o tempo. Muitos métodos dele são diferentes. Vamos tentar nos adaptar da melhor forma possível. Todos temos este pensamento de vencer, então tenho certeza que conseguiremos isso confiando nele”, explicou Caio. 
 
E exatamente esta confiança que Osorio faz questão de pedir aos jogadores. Somente com ela, na avaliação do comandante, dará o resultado esperado em campo.