Topo

Zico escolhe candidato em eleição do Fla. E não é o atual presidente

Zico com BAP (e) e Wallim Vasconcellos (d): apoio na eleição de dezembro - Pedro Ivo Almeida/UOL
Zico com BAP (e) e Wallim Vasconcellos (d): apoio na eleição de dezembro Imagem: Pedro Ivo Almeida/UOL

Leonardo André, Pedro Ivo Almeida e Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

24/07/2015 17h09

O maior ídolo da história do Flamengo será oposição ao presidente Eduardo Bandeira de Mello no pleito de dezembro. Em contato com a reportagem do UOL Esporte, Zico revelou que dará apoio ao grupo encabeçado por Wallim Vasconcellos. Não houve rompimento com o atual mandatário rubro-negro, mas o Galinho decidiu se juntar ao que chamou de grupo original da Chapa Azul - atualmente dividida em três correntes políticas.

Wallim e Rodolfo Landim são os cabeças da chapa que tem como principal articulador Luiz Eduardo Baptista, o BAP, ex-vice de marketing, e que deixou o cargo em fevereiro. Eles também foram abraçados pelos vice-presidentes de finanças, Rodrigo Tostes, de comunicação, Gustavo Oliveira, e de renegociação da dívida, Carlos Langoni.

“Gosto muito do Bandeira. É uma pessoa do bem, mas o grupo que me convidou e conversou comigo desde o início foi o do Wallim e do Landim. Não foi apenas o BAP. Estarei fora do Rio de Janeiro em dezembro e não votarei. Mas o meu apoio é ao grupo que começou esse movimento. É o grupo original e vejo como uma questão de filosofia”, afirmou Zico.

Vitoriosa nas urnas em 2012, a Chapa Azul se dividiu em três para o próximo pleito. Como Wallim teve a candidatura impugnada na última eleição por impedimentos estatutários, Bandeira de Mello foi escolhido para representar o grupo. As decisões colegiadas surgiram como a temática do processo e os membros que abandonaram o barco sustentam um acordo entre as partes para o revezamento na cadeira presidencial.

Os principais aliados do presidente refutam veementemente o tal combinado. Ao lado de Bandeira, que tentará a reeleição, estão os vices jurídico, Flávio Willeman, de administração, Cláudio Pracownik, de secretaria geral, Pedro Iotty, do Fla-Gávea, Rafael Strauch, e o ex-vice de futebol, Alexandre Wrobel.

A terceira divisão da Chapa Azul deve surgir na eleição através de Gony Arruda. Deputado estadual no Ceará, ele fez parte do grupo original e por pouco não se candidatou em 2012. O político está alinhado e tem o apoio de ex-presidentes e de Grandes Beneméritos. George Helal, Jorge Rodrigues, Márcio Braga, Kleber Leite e Marcos Braz são alguns dos nomes conhecidos.