Topo

Brilho em campo x postura polêmica: Fluminense dividido sobre Cícero

Cícero marcou nove gols em 24 jogos pelo Fluminense em 2014 - Getty Images
Cícero marcou nove gols em 24 jogos pelo Fluminense em 2014 Imagem: Getty Images

Rodrigo Paradella

Do UOL, no Rio de Janeiro

25/07/2015 06h00

O Fluminense ganhou um reforço inesperado nos últimos dias. Mas, mesmo com a qualidade técnica reconhecida por todos nas Laranjeiras, o nome de Cícero não é unanimidade no clube. A última passagem do jogador pelo Tricolor foi marcada pela rejeição de parte do grupo à postura do apoiador, reprovada até mesmo pelo então treinador Cristóvão Borges.

Foi o comportamento de Cícero que fez o meia perder espaço rapidamente no Fluminense após um início fulminante no segundo semestre do ano passado. Nos primeiros 16 jogos pelo Tricolor, o apoiador foi titular e marcou nove gols em dois meses. Na sequência, no entanto, ele caiu de produção e acabou indo parar na reserva da equipe.

A rejeição do elenco veio justamente no momento em que Cícero foi parar no banco de reservas: o meia reclamava de dores e ficava fora de partidas da equipe, mas os exames não apontavam qualquer tipo de lesão. Por isso, alguns companheiros passaram a suspeitar de que o apoiador simulava problemas físicos para não viajar com o grupo.

As queixas de dores de Cícero foram constantes após sua ida para o banco de reservas em setembro do ano passado. Curiosamente, ele só participou de uma partida em que iniciou como suplente: a derrota por 1 a 0 para o Coritiba no Paraná, na 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. Ao todo, o meia desfalcou o Tricolor em nove partidas na reta final da competição.

A postura de Cícero também provocou rejeição por parte do técnico Cristóvão Borges, que não se opôs à saída do jogador no começo deste ano. Sem receber parte de seu salário da Unimed Rio, o meia nem mesmo viajou para a pré-temporada em Orlando-EUA alegando ainda se recuperar de lesão. Um mês depois, o apoiador acertou sua ida por empréstimo ao AL Gharafa-EAU.

Diferentemente de Crístóvão, porém, o técnico Enderson Moreira mostra empolgação com o futebol de Cícero e é defensor de sua permanência nas Laranjeiras. O meia tem contrato com o Fluminense até a metade de 2018 e, na opinião do atual treinador, será útil para reforçar o atual elenco tricolor.

"Acho que o Cícero é um jogador que faz várias funções. De volante para frente, eu já vi ele jogando em todas as posições. Vamos esperar. Se retornar, vai nos ajudar muito. Não gosto nunca de fazer planos das coisas que não são confirmadas", disse Enderson, mostrando animação com o nome do jogador.

A opinião de Enderson pode prevalecer no momento, embora esteja longe de ser unanimidade. Cícero esta regularizado pelo Fluminense no BID e poderia atuar já nas próximas rodadas. Resta saber se o elenco tricolor e a diretoria aprovarão o retorno do atleta apenas seis meses após a saída praticamente pela porta dos fundos.

Em 2014, Cícero viveu bom momento no aspecto técnico, mas foi cercado por polêmicas. Além do ambiente conturbado que teve nas Laranjeiras, o apoiador também teve momento tenso no Santos, clube que defendeu até junho daquele ano. Em campo, porém, ele marcou 11 gols em 22 jogos pelo time da Vila Belmiro, uma média que certamente acrescentaria poder de fogo ao Tricolor.

Substituto de Gerson, Osvaldo espera mostrar mais como titular