Topo

México vence a Copa Ouro e decide vaga na Copa das Confederações com os EUA

México conquistou a Copa Ouro pela sétima vez ao bater a Jamaica por 3 a 1 - Michael Perez/AP Photo
México conquistou a Copa Ouro pela sétima vez ao bater a Jamaica por 3 a 1 Imagem: Michael Perez/AP Photo

Do UOL, em São Paulo

26/07/2015 23h01

O México conquistou na noite deste domingo a Copa Ouro ao vencer a Jamaica por 3 a 1 na decisão do torneio e, de quebra, garantiu uma vaga no confronto com os Estados Unidos, cujo vencedor estará classificado para a Copa das Confederações 2017, na Rússia. O local e a data da partida ainda não foram confirmadas pela Concacaf.

A seleção mexicana levantou o troféu da Copa Ouro pela sétima vez. No jogo do título, a equipe venceu com tranquilidade. Guardado, capitão do time, abriu o placar aos 30 minutos da etapa inicial. Depois, no segundo tempo, Corona, no primeiro minuto, e Peralta, aos 15, também balançaram a rede. McAnuff descontou para os jamaicanos, já no fim da partida. 

O placar de 3 a 0 na final contrasta com a vitória na semifinal, marcada por muita polêmica. Na ocasião, o México perdia para o Panamá até o minuto final, quando o árbitro Mark Geiger marcou pênalti inexistente de Torres. Na prorrogação, o juiz assinou nova penalidade, em mais um lance discutível. Guardado converteu os dois e fez 2 a 1 para os mexicanos.

Segundo regulamento da Concacaf, a vaga na Copa das Confederações será decidida pelos últimos dois campeão da Copa Ouro. Os Estados Unidos garantiram a vaga na decisão por terem erguido a taça em 2013 -- o time venceu o Panamá por 1 a 0 na final.

Quatro seleções já estão classificadas para o torneio-teste da Copa do Mundo da Rússia: Alemanha (campeã mundial), Austrália (vencedora da Copa da Ásia), Chile (campeão da Copa América), além dos próprios russos, anfitriões da competição.

As outras quatro vagas serão preenchidas pelos campeões da Eurocopa 2016, da Copa da Oceania 2016 e da Copa Africana das Nações 2017, além do vencedor do confronto entre Estados Unidos e México. O Brasil, pela primeira vez, não disputará a Copa das Confederações.