Topo

Ricardo Oliveira se diz surpreso com boa fase e ainda sonha com a seleção

Ricardo Nogueira/Folhapress
Imagem: Ricardo Nogueira/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

26/07/2015 10h14

Aos 35 anos, Ricardo Oliveira soma experiência que poucos têm por aí, com suas passagens por times como Santos, Valencia, Betis, Zaragoza, Portuguesa, São Paulo, Milan... Mas, não é o bastante. Uma de suas metas ainda é voltar a jogar pela seleção brasileira.

Ao Marca, Ricardo admite que sua atual fase o surpreendeu, já que ele esperava muito mais dificuldades para se adequar ao Santos, por conta das passagens pelo futebol do Oriente Médico. Hoje, é artilheiro do Brasileirão, com oito gols, dois à frente de Jadson e Thiago Ribeiro.

“Estou saindo melhor que esperava. Depois de cinco anos no Oriente Médio, voltar a jogar em alto nível desta forma me surpreendeu um pouco. Custou a princípio, mas me aclimatei e estou rendendo bem”, analisa ele, que vê o futebol brasileiro “mais rápido, com mais contato físico, mas com menos qualidade” hoje, do que quando estreou.

Sobre a seleção, ele sabe das dificuldades.

“É difícil, mas sempre tem de haver esperança de uma nova oportunidade. Sei que faço um bom trabalho, os números mostram. Vestir a camisa da seleção é sempre uma alegria, mas não depende de mim”, afirma.

Sobre seu limite e aposentadoria, ele não fala em datas. “Não me ponho limites. Quero seguir enquanto meu corpo aguentar, enquanto me sentir forte e feliz fazendo o que gosto. O físico é quem dá os limites.”