Topo

Jornal: Defesa de Marin entra com pedido para impedir extradição aos EUA

Do UOL, em São Paulo

28/07/2015 07h58

José Maria Marin e seus advogados tentam impedir a extradição para os Estados Unidos. Preso há dois meses na Suíça, o dirigente foi informado de que sua assessoria jurídica entrou com pedido ao Ministério Público de Berna para estender o prazo de entrega de documentos em defesa de Marin. A informação é do jornal O Estado de S. Paulo.

Marin tinha até esta quarta-feira para apresentar sua defesa contra a extradição.

Conforme apresentou o blogueiro do UOL, Ricardo Perrone, Marin confidenciou a pessoas próximas que não têm esperança de sair vivo dos Estados Unidos se for extraditado para lá. Isso porque cumpriria pena até sua morte, ainda que em regime de prisão domiciliar, já que possui um apartamento em Nova York.

A Suíça deve decidir em agosto se aceita o pedido de extradição feito pelos Estados Unidos.

Aos 83 anos, Marin se recusou a ser voluntariamente extraditado para os EUA. A prisão ocorrida na Suíça ocorreu após investigação iniciada na América do Norte.

A defesa do ex-presidente da CBF sustenta que as provas apresentadas pela Justiça norte-americana são frágeis.

EUA ajudarão Justiça brasileira

De acordo com o O Estado de S. Paulo, a Justiça dos Estados Unidos se comprometeu a fornecer dados para o Brasil da investigação feita sobre Marin, Marco Polo Del Nero, Ricardo Teixeira, entre outros dirigentes brasileiros.

Os EUA entraram a fundo na investigação após descoberta de irregularidades em contratos comerciais envolvendo a próxima Copa América, que ocorrerá no país.

O Ministério Público brasileiro já iniciou investigação para apurar irregularidades na CBF. Em junho, os países do Mercosul enviaram carta para a Procuradoria geral dos Estados Unidos solicitando colaboração da Justiça norte-americana.