Topo

Michel Platini confirma candidatura à presidência da Fifa

Michel Platini preside a UEFA e afirma que Fifa precisa de renovação - João Henrique Marques/UOL
Michel Platini preside a UEFA e afirma que Fifa precisa de renovação Imagem: João Henrique Marques/UOL

Do UOL, em São Paulo

29/07/2015 08h17

O presidente da Uefa, Michel Platini, anunciou nesta quarta-feira sua intenção de disputar a presidência da Fifa. O atual presidente, Joseph Blatter, renunciou ao cargo em meio a suspeitas de corrupção na entidade.

A decisão de participar do próximo pleito foi apresentada aos filiados da Uefa. A eleição da Fifa ocorrerá em 26 de fevereiro

“Há momentos na vida em que você tem que tomar decisões que estão nas suas mãos. Eu estou em um desses momentos decisivos”, declarou Platini.

O ex-jogador Zico quer disputar a eleição da Fifa. O dirigente da Libéria, Musa Bility, também pretende concorrer.

Platini preside a Uefa desde 2007 e integra o Comitê Executivo da Fifa desde 2002. O candidato à presidência fez críticas à longa gestão de Blatter (no cargo desde 1998), entendendo ser necessária renovação.

“Durante essas últimas décadas, a Fifa só teve dois presidentes. Essa situação é um paradoxo do que vive o mundo, que passou por grandes reviravoltas em um esporte que sofre profundas mudanças econômicas. É preciso repensar o modo de governar”.

Ex-jogador da seleção francesa, Platini era contra a reeleição de Blatter em eleição ocorrida no fim de maio, na Suíça. Platini apoiou o candidato da Uefa, o jordaniano Ali Bin Al-Hussein, que ganhou força dias antes do pleito em virtude do escândalo que resultou na detenção de sete dirigentes.

Já era esperada a intenção de Platini concorrer ao cargo de presidente da Fifa. Em seus discursos recentes, o francês frisava o desejo de "devolver a dignidade à Fifa", investigada pel Justiça dos EUA.

“Conto com o seu apoio e nosso amor pelo futebol para que, juntos, possamos oferecer aos milhões de torcedores aquilo que todos querem: uma Fifa exemplar, unida e solidária. A Fifa que é respeitada, que as pessoas gostem”, comunicou Platini.

Embora a Uefa tenha saído derrotada na eleição, a entidade europeia saiu orgulhosa por ter batido de frente com Blatter, até então inabalável e que foi apoiado em massa por africanos e membros da Concacaf. 

O grande problema encarado pela Uefa é justamente a falta de apoio da África. O continente africano é que o tem o maior número de votos na eleição, com 54 no total de 209. A entidade europeia tem 53. Na sequência estão Ásia (46), Concacaf (35), Oceania (11) e Conmebol (10).

Com a oficialização de Platini na próxima eleição, o jordaniano Al-Hussein perde força. A data de inscrição para a próxima eleição vence em outubro.

Adversários criticam Platini

Presidente da Federação da Libéria e provável concorrente de Platini, Musa Bility fez críticas ao futuro adversário.

“O Platini não vai representar mudanças na Fifa”, disse o dirigente africano de 48 anos.

“O voto em Platini é bem próximo do voto em Blatter. Se você votar em Platini, não há necessidade de substituir Blatter”, prosseguiu.

O jordaniano Ali Bin Al-Hussein também criticou Platini. "Não é bom para a Fifa".