Flu faz 'operação R10' e reforça marketing para não repetir falhas do Fla
O Fluminense está focado em aproveitar a fama de Ronaldinho Gaúcho e não repetir os erros do Flamengo no marketing na última passagem do meia pelo Rio de Janeiro, entre 2011 e 2012. No período que ficou na Gávea, o camisa 10 fez sucesso fora de campo, mas o Rubro-negro não conseguiu aproveitar a repercussão para viabilizá-lo economicamente, o que provocou a saída do jogador um ano depois, com direito a cobrança de direitos de imagem atrasados.
Embora evite a comparação, o Fluminense quer ter uma experiência mais bem sucedida que o Flamengo então comandado por Patrícia Amorim. O Tricolor, inclusive, reforçou seu departamento de marketing com a chegada de um novo diretor executivo, Marcone Barbosa, que estava no Cruzeiro. Ele ocupa o lugar que estava vago desde a saída de Rodrigo Terra, em fevereiro.
A expectativa é justamente que Marcone possa repetir nas Laranjeiras o trabalho de sucesso que fez no Cruzeiro a partir de 2010, quando assumiu o cargo de diretor de marketing no clube mineiro. Com estratégias ousadas, como apresentação de reforços em supermercados de Belo Horizonte, o dirigente conseguiu levar o time ao quinto maior número entre planos brasileiros.
“O Marcone traz uma experiência bem sucedida, mais de 70 mil sócios. O Cruzeiro sempre foi uma referência para nós nessa área. Não existe uma mudança na estrutura. Encontramos a pessoa agora para o cargo agora, não tem mudança de rumo. O Ronaldinho está gerando para nós uma oportunidade nova. Estamos pensando em como aproveitá-la melhor”, explicou o vice presidente de marketing do Fluminense, Marcello Gonçalves, que prefere não comparar o trabalho ao feito pelo Flamengo no passado.
“O relacionamento do Ronaldinho com o Flamengo não conhecemos a história, não temos como comparar. Os momentos eram diferentes. Não tenho base para dizer porque não deu certo. No Fluminense não foi uma negociação impulsiva, foi bastante bem-feita. Os objetivos se procurou um consenso de maneiro que será legal para as duas partes. Vamos aproveitar da melhor forma possível, e ele vai tentar explorar da melhor forma possível. É uma sociedade entre Fluminense e Ronaldinho”, analisou o dirigente tricolor.
A expectativa é que o casamento entre Fluminense e Ronaldinho renda mais frutos em breve. Num primeiro momento, o camisa 10 já foi responsável por quintuplicar a média diária de novos sócios, além de esgotar os uniformes com seu número nas lojas do Tricolor. A ideia é que ele possa ajudar a multiplicar a receita do clube nos próximos meses.
“O marketing não está lá para bancar o jogador em si, mas para gerar receita para o Fluminense. Com o Ronaldinho, junto com Fred e o elenco, temos material humano para gerar cada vez mais receita em todas as áreas. Estamos muito surpresos e animados com o resultado”, disse Marcello, que também elogiou a postura prestativa de Ronaldinho em relação ao marketing.
Após a apresentação antes da partida com o Vasco, a tendência é que Ronaldinho tenha seu segundo compromisso no Maracanã neste sábado, quando pode fazer sua estreia diante do Grêmio às 18h30, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro.
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