Topo

Justiça atende Neymar e impede que investidor veja contrato com o Barça

Teísa tinha 5% dos direitos econômicos de Neymar quando ocorreu venda para o Barça - AFP PHOTO / PATRIK STOLLARZ
Teísa tinha 5% dos direitos econômicos de Neymar quando ocorreu venda para o Barça Imagem: AFP PHOTO / PATRIK STOLLARZ

Do UOL, em São Paulo

30/07/2015 15h28

O Tribunal de Justiça do São Paulo concedeu liminar favorável a Neymar e suspendeu o direito do fundo de investimento Teísa de ter acesso aos contratos referentes à negociação do atleta para o Barcelona. O fundo é formado por empresários ligados ao Santos e detinha 5% dos direitos do atacante, transferido para o time catalão em 2013.

Diante dos valores questionados pelos envolvidos na Justiça, a Teísa tinha conseguido o direito de conferir detalhes dos documentos contratuais de Neymar com o Barça.

Na decisão que agora suspendeu o direito de acesso por parte da Teísa, o Desembargador Luiz Beethoven Giffoni Ferreira, integrante da 2ª Câmara de Direito Privado, entendeu, por ora, que há relevantes questões que justificam o deferimento da liminar.

A negociação que levou Neymar para o Barcelona representou 17 milhões de euros, repartidos entre Teísa (5%), grupo DIS (40%) e o restante para o Santos.

No entanto, meses depois do acordo, a Justiça espanhola entendeu que a família de Neymar recebeu 40 milhões do Barcelona. Os pais de Neymar alegam que o valor foi por “direito de preferência”.

Já os investidores e o Santos acusam o pai de Neymar, Neymar Silva, de ter se apropriado indevidamente da transação (a família não tinha direito a porcentagem na transação).