Topo

Andrés mira CBF e diz que Del Nero cairá até dezembro: 'Não se segura'

Andrés deixou a presidência do Corinthians em 2011 e hoje é superintendente de futebol - Rodrigo Capote/UOL
Andrés deixou a presidência do Corinthians em 2011 e hoje é superintendente de futebol Imagem: Rodrigo Capote/UOL

Do UOL, em São Paulo

31/07/2015 23h32

O ex-presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, admitiu na noite desta sexta-feira que irá se candidatar à presidência da CBF em 2018. Em entrevista à Rede TV, o dirigente disse ainda que o atual mandatário da entidade, Marco Polo del Nero, não irá continuar no cargo em 2016.

"Marco Polo não se segura. Se não sair, cai. Não termina o ano na CBF. Tenho esse projeto, não sou obcecado, mas tenho mais a agregar dos que os que estão aí", disse Andrés ao programa Mariana Godoy Entrevista.

O deputado federal (PT-SP) também fez críticas às regras da eleição da CBF ao chamá-la de arcaica. O atual sistema conta com os votos dos 20 clubes da série A, além das 27 federações estaduais. A MP do Futebol, aprovada pelo Senado no último dia 13 e à espera da sanção da presidente Dilma Rousseff, prevê a extensão do direito às equipe da série B.  

Segundo ele, Delfim Peixoto, da Federação Catarinense, o sucessor de Del Nero no caso da saída do atual presidente da CBF,  não iria convocar outras eleições antes de 2018. 

O dirigente disse também que não deve mais ser presidente do Corinthians. O discurso é diferente ao do fim do ano passado. Na ocasião, Andrés disse que voltaria ao comando do clube para mudar o futebol brasileiro.
 
"Não vou falar que nunca, porque sou corintiano e adoro o Corinthians , mas eu farei vou fazer um esforço muito grande para não ser presidente. Já fiz minha parte, mas acho que tem outros, Você não ganha nada para ser presidente, perde em todos os lados. Como não tenho benefício próprio para que ser presidente?", indagou.
 
Confira os principais trechos da entrevista:
 
RELAÇÃO COM O ATUAL PRESIDENTE DO CORINTHIANS
Com o Roberto de Andrade a relação é muito boa. Até o final ele vai ter acertado tudo.
 
PAGAMENTO DA ARENA CORINTHIANS
o projeto do estádio foi feito para o projeto se auto pagar. O estádio vai se pagar sozinho. Pagamos as primeiras prestações de julho e agora temos que começar a pagar todo mês. Se a dívida não pagar em 12, paga em 20. O torcedor tem que ficar preocupado em comprar ingresso e ver o jogo que ajuda a pagar.
 
FRUSTRAÇÃO PELA DEMORA DA VENDA DOS NAMING RIGHTS
Não é uma frustração, mas está mais difícil que eu pensava, por mil razões, mas estávamos trabalhando não só eu. Não é o financeiro o problema, o problema é que no Brasil não tem cultura de nomear estádio. Eu quero um 1 bilhão, mas se oferecerem 350 milhões para cima eu aceito. Mas eu volto a repetir que vai fechar e vamos fazer uma grande festa.
 
TITE NA SELEÇÃO
Quem manda na CBF era o Del Nero e espero que ele não tenha feito por questão pessoal (em relação à escolha de Dunga) mas parece que fez. Ele era o técnico mais preparado para estar no Brasil.
 
MP DO FUTEBOL
Não sou contra a MP, só acho que poderia ser mais ampla. Tem coisa que não são necessário, por exemplo o futebol feminino. Não tem 180 times femininos para fazer. Acho que tem que ser mais amplo. E o que mais vale no futebol não é me prender dirigente e sim  o time perder pontos e cair de divisão.