Topo

Fenerbahce aciona Uefa após Shakhtar usar brasileiro envolvido em doping

Atleta teria sido flagrado em exame antidoping durante a Copa América - MIGUEL RIOPA / AFP
Atleta teria sido flagrado em exame antidoping durante a Copa América Imagem: MIGUEL RIOPA / AFP

Do UOL, em São Paulo

31/07/2015 11h37

O Fenerbahce acionou a Uefa contra o Shakhtar após a utilização do volante Fred na partida de ida pela fase classificatória da Liga dos Campeões da Europa. A partida foi disputada na última terça-feira (28), na Turquia, e terminou empatada em 0x0. O volante está envolvido em um caso de doping identificado durante a disputa da Copa América, no Chile.

De acordo com o técnico do Shakhtar Donestsk, o romeno Mircea Lucescu, admitiu que usou o atleta mesmo após ser alertado pela Uefa para não utilizar o jogador, que ainda aguarda o resultado da contraprova solicitada. A comissão de dopagem da Copa América encontrou o diurético hidroclorotiazida na urina do atleta.

Segundo uma carta da Uefa publicada no site do Fenerbahce, a entidade está avaliando o caso e deverá comunicar uma decisão na próxima segunda-feira (03), dois dias antes do confronto de volta entre as equipes.

Para o treinador do Shakhtar, utilizar o atleta era uma opção válida, visto que o clube ainda não havia sido notificado formalmente de nenhuma suspensão.

“Não há um regulamento especifíco para questões como essa e agora nós estamos aguardando pelos resultados da segunda amostra. Eu falei com o time e com o atleta pessoalmente. Quando a decisão oficial sair nós iremos cumpri-la, é claro”, concluiu Lucescu.