Topo

Meia do Flu tinha 1 ano quando R10 estreou. Agora pode repetir trajetória

Rodrigo Paradella

Do UOL, no Rio de Janeiro

31/07/2015 06h00

Principal futuro companheiro de Ronaldinho Gaúcho no meio campo do Fluminense, Gérson tinha menos de um ano quando o camisa 10 fez sua estreia pelo time profissional do Grêmio, em 1998. Agora, a revelação tricolor está muito próxima de repetir parte da trajetória do craque, já que sua ida para o Barcelona é tida como provável no fim deste ano.

Hoje com 18 anos, Gérson pode estrear ao lado de Ronaldinho no duelo com o Grêmio às 18h30 deste sábado, no Maracanã, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jovem deve começar no banco de reservar, enquanto o camisa 10 está cotado para iniciar o duelo entre os titulares. Coincidentemente, a dupla pode atuar pela primeira vez junta justamente contra o primeiro clube do veterano.

O sucesso precoce é uma das semelhanças entre Ronaldinho e Gérson. O camisa 10 do Fluminense começou a brilhar cedo no Grêmio, o que lhe rendeu a transferência para o futebol francês em 2001, ainda com 21 anos. Hoje com 35, o veterano vai atuar ao lado do jovem que já se destaca nas Laranjeiras apesar de ter somente 18 anos.

A tendência é que Gérson comece a seguir os passos de Ronaldinho em janeiro. O Barcelona adquiriu o direito de prioridade na compra do meia e deve exercê-lo ao fim do ano. Ao contrário do camisa 10, que ainda passou pelo Paris Saint-Germain, o jovem iria direto para o time catalão para jogar com Neymar e Messi.

A expectativa de Gérson é repetir o sucesso feito por Ronaldinho no futebol europeu. O camisa 10 foi eleito duas vezes melhor do mundo pela FIFA enquanto atuava no Barcelona, em 2004 e 2005. Já a diretoria do Fluminense espera que o jovem possa aprender um pouco com a experiência do craque ex-seleção brasileira, algo que o veterano já se mostrou disposto a fazer.

"É muito importante ter essa mescla de experiência com jogadores jovens, espero conquistar títulos botar essa garotada para correr e vencer juntos. Minha cabeça está focada em fazer o melhor, meu futebol, em ser um bom exemplo. Vai ser mais dificil correr mais que os garotos (risos) mas quero ser um bom exemplo", disse Ronaldinho em sua apresentação como jogador do Fluminense.

A chegada de Ronaldinho, no entanto, acontece no momento mais discreto de Gérson desde que passou a atuar entre os profissionais, no começo do ano. O meia sofre até mesmo as primeiras críticas na arquibancada. Após um início arrasador, o apoiador não balança as redes dos adversários do Tricolor há quatro meses, quando ainda disputava o Campeonato Carioca.

Gérson já atuou 26 vezes com a camisa do Fluminense em sua primeira temporada como profissional, com quatro gols marcados. Apesar de ser o provável destino, o Barcelona não é o único interessado no futebol do jovem meia. Os italianos Juventus e Roma são alguns dos outros candidatos a receber o apoiador num futuro próximo.