Topo

Negócio de videogame garante lucro futuro ao Inter com promessa

Colorado vai ganhar bônus em dinheiro por marcas de Allan (centro) no Liverpool - Divulgação/Inter
Colorado vai ganhar bônus em dinheiro por marcas de Allan (centro) no Liverpool Imagem: Divulgação/Inter

Dassler Marques e Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

31/07/2015 06h00

Allan trocou o Internacional pelo Liverpool antes mesmo de ser cogitado no time principal, seja para testes ou efetivamente como opção. Já está treinando com o time inglês, mas deve ser emprestado para um clube da Holanda ou Bélgica e todo desenvolvimento dele na Europa será acompanhado de perto pelo Colorado. Graças a um negócio ao melhor estilo videogame: com cláusulas de lucro futuro por desempenho.

É comum em jogos como Football Manager, da Sega, ou na franquia Fifa produzida pela EA Sports, acrescentar bônus na compra e venda de jogadores. Valor a mais por gols marcados, partidas disputadas, convocações. O mesmo princípio do mundo virtual foi aplicado no acordo entre Inter e Liverpool.

Ainda com 25% dos direitos econômicos do meia-atacante, o Inter também receberá dinheiro após número de gols marcados pela promessa na Premier League. A quantidade de minutos jogados ajudará a elevar mais o preço total da transferência. Assim como convocações futuras para seleção brasileira.

Allan foi vendido por 500 mil libras (equivalente a R$ 2,4 milhões na época da assinatura do negócio), no começo do mês, mas já estava na mira dos ingleses há tempos. Foi acompanhado de perto por emissários do Liverpool na Frenz Cup, disputada em janeiro na Malásia. Pouco depois, recebeu convite para treinar no CT do clube europeu e encheu os olhos da diretoria.

O plano a curto prazo para Allan é simples: dar experiência entre os profissionais na Europa e esperar pelo passaporte da União Europeia. Por isto o empréstimo para algum clube de fora da Inglaterra deve ocorrer em breve. No retorno ao Liverpool as cláusulas de bônus começarão a valer e o Inter, com certeza, vai passar a torcer pelo clube vermelho.