Topo

Clube é condenado a indenizar jogador demitido após descoberta de câncer

Sebastián Ariosa (dir.) teve seu contrato interrompido pelo Olímpia quando foi diagnosticado com câncer de mediastino  - AP Photo/Eduardo Di Baia
Sebastián Ariosa (dir.) teve seu contrato interrompido pelo Olímpia quando foi diagnosticado com câncer de mediastino Imagem: AP Photo/Eduardo Di Baia

Do UOL, em São Paulo

01/08/2015 06h00

O Olímpia, clube do Paraguai, foi condenado pelo Tribunal Arbitral do Sport (TAS), que é a instância máxima do direito esportivo, a indenizar o lateral esquerdo Sebastián Ariosa após abandoná-lo no momento mais difícil de sua vida.

Em maio 2013, Ariosa descobriu  que estava com câncer no mediastino, uma das cavidades do tórax. Com o diagnóstico, o lateral esquerdo afastou-se do elenco do Olímpia e foi tratar-se em, Montevidéu, no Uruguai.

Sete meses depois, em dezembro, ele teve seu contrato interrompido pelo clube paraguaio - que não quitou os oito meses de salários atrasados junto ao jogador à época.

Depois de realizar cirurgia e passar pela desgastante recuperação do câncer, o lateral esquerdo acionou o Olímpia na Fifa, que condenou o clube a indenizá-lo por danos morais, pelo vencimentos atrasados e pelo salários não pagos ao longo do ano de recuperação.

No entanto, o Olímpia não ressarciu Ariosa conforme condenação na Fifa e o jogador entrou com ação no TAS. A corte máxima do esporte não só ratificou a punição, como também ampliou o valor da multa em 45%.

"Estou muito feliz que a justiça seja feita depois de um tempo. Foram dois anos de luta e incerteza sobre a doença e a apleação", disse Ariosa ao site uruguaio Referi.

O valor exato da condenação não foi divulgado oficialmente, mas os meios de comunicações paraguaios publicaram que a condenação gira em torno de 700 mil dólares - cerca de R$ 2,4 milhões.

"Foi um tratamento extremamente agressivo", acrescentou o jogador. " Eles queriam que eu me apresentasse para treinar, mas havia dias em que eu não conseguia nem sair da cama e descer as escadas", sublinhou Ariosa.

"Ficou claro que quem falava a verdade era eu. Oxalá que isso sirva de alguma forma de precedente para  que isso não aconteça novamente a qualquer jogador ", concluiu Ariosa.

Hoje, o lateral esquerdo retoma a forma no Defensor Sporting Club, clube uruguaio com o qual espera fechar contrato nas próximas semanas.