Topo

Jogadores palestinos são impedidos por Israel de entrar na Faixa de Gaza

AFP
Imagem: AFP

Do UOL, em São Paulo

03/08/2015 10h52

Uma polêmica fez com que a primeira partida da final da Copa da Palestina fosse adiada. Inicialmente marcada para o último domingo (2), ela teve que ter sua data alterada depois de Israel proibir que jogadores da Cisjordânia viajassem para Gaza para a disputa do jogo.

A partida em questão seria entre o Hebrón, da Cisjordânia, e o Shuyahía, da Palestina. “A Associação decidiu anular a partida depois que as autoridades israelenses proibiram os jogadores do Hebrón de viajar da Cisjordânia a Gaza passando por Israel”, escreveu a Associação de Futebol Palestina em nota oficial.

“De imediato, a Associação enviou cartas de protesto com caráter urgente à Fifa e seus diretores, assim como à UEFA e para as federações árabes e asiáticas”, continuou.

Ainda na nota, a Associação de Futebol Palestina diz que os atos cometidos por Israel “obrigam a comunidade esportiva internacional a assumir uma responsabilidade e ajudar o esporte palestino a alcançar seus legítimos direitos”.

Na última reunião da Fifa, realizada em maio, a Palestina chegou a pedir a suspensão de Israel de competições internacionais, mas voltou atrás por entender que isso traria prejuízos ao futebol. Apesar disso, o dirigente palestino Jibril Rajoub pediu para que a entidade tomasse atitudes para monitorar a situação dos jogadores na região e chegou ao mostrar um cartão vermelho ao “racismo e à discriminação”.

“Eu vejo o dia em que os palestinos, assim como muitos outros, aproveitarão os benefícios do futebol. Deixem-nos seguir adiante e ser otimista. Agradeço quem me convenceu a desistir da suspensão [de Israel], a presidente alemã falou comigo, isso me afetou”, afirmou Rajoub na época.