Topo

Gestor financeiro, reforço do SP dá dicas de investimento em apresentação

Zagueiro Luiz Eduardo é formado em gestão financeira e falou sobre investimentos  - Igor Amorim/saopaulofc.net
Zagueiro Luiz Eduardo é formado em gestão financeira e falou sobre investimentos Imagem: Igor Amorim/saopaulofc.net

Guilherme Palenzuela

Do UOL, em São Paulo

04/08/2015 12h14

O São Paulo apresentou nesta terça-feira o zagueiro Luiz Eduardo, 28, último reforço do clube. A entrevista coletiva de apresentação começou como todas as outras, com palavras de um dirigente responsável - neste caso o diretor de futebol Rubens Moreno -, mas terminou com aula de economia do jogador.

"Está difícil, está meio arriscada a bolsa. Mas para a pessoa que quer aprender, quer estudar, é interessante. Brasil está pagando juros altos, taxa Selic está alta. Quem tem dinheiro pode deixar o imóvel de lado e investir em LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) e LCI (Letra de Crédito Imobiliário)", falou o zagueiro Luiz Eduardo, que assinou contrato até o fim do ano. 
 
Luiz Eduardo esclareceu que não é formado em administração de empresas. Explicou que, ainda no início da carreira no futebol, fez um curso de gestão financeira em sua cidade natal, Uberlândia. Ele associa a formação ao fato de conduzir a própria carreira. Sobre a dívida de R$ 277 milhões que deixa o São Paulo em momento financeiro delicado, Luiz Eduardo falou que é "peixe pequeno" para explicar. 
 
"Na verdade, eu mesmo que tomo conta das minhas coisas. Foi falado que eu sou formado em administração em alguns sites, mas eu tenho curso de gestão financeira, exatamente, eu tomo conta das minhas coisas", disse. O zagueiro também falou que foi opção dele fazer um contrato curto, apenas até o fim do ano: "Eu preferi assim, não acharia justo o São Paulo fazer um contrato longo comigo, pela desconfiança da torcida, pelo pedido do treinador. Tendo vontade de renovar, uma conversa futura será necessária". 
 
O São Paulo fica com 50% dos direitos de Luiz Eduardo. Para o gestor financeiro, bom negócio para o clube: "Acho que sim, São Paulo fez um bom negócio, não tem nada a perder. Tem uma porcentagem boa do meu passe. Quem sabe um dia o São Paulo pode me vender e tirar a desconfiança de muita gente". 
 
Luiz Eduardo também afirmou que, ainda no São Caetano, costumava aconselhar jogadores de futebol a fazerem certos investimentos. "Sobre jogadores, sempre que tem oportunidade a gente sempre conversa, sim, é importante. Futebol, a carreira do jogador é curta, tem que ajudar a carreira, tem que se preparar para o futuro", afirmou. 
 
Mas o novo zagueiro do São Paulo também falou sobre futebol e escolheu Miranda como modelo de inspiração. Ele também falou sobre a expectativa da torcida pelo retorno do ídolo uruguaio Diego Lugano. Eu gosto muito do Miranda, acho que é um zagueiro um pouco diferente de mim, mas que jogaria no meu time", falou. "Sim, com certeza, Lugano teve a sua história no São Paulo, conseguiu títulos. Sou fã, não posso negar, mas chegou ao São Paulo no anonimato, do mesmo jeito que estou chegando. Quem sabe um dia eu nãopossa virar ídolo da torcida do São Paulo". acrescentou o jogador, que disse que, se for preciso, estreia contra o Corinthians, no domingo, no Morumbi.