Topo

Golaço de Marcelinho que encerrou tabu contra o Palmeiras completa 20 anos

Do UOL, em São Paulo

06/08/2015 13h51

O dia 6 de agosto significa o fim de uma incômoda sina para o torcedor corintiano. De virada e com um golaço de Marcelinho Carioca, o Corinthians derrotou o Palmeiras, sagrou-se campeão do Paulista de 1995 e encerrou a sequência de derrotas para seu arquirrival em finais.

A reação, que completa 20 anos nesta quinta-feira (6), foi iniciada com o inesquecível gol de falta de Marcelinho Carioca. O Pé de Anjo conseguiu colocar a bola no único espaço possível para empatar o placar. Ela passou por cima da barreira, a centímetros acima da cabeça de Müller e a milímetros abaixo do travessão. Velloso esboçou uma reação, mas conseguiu apenas entortar a cabeça para ver a rede balançar.

O empate levou o jogo para a prorrogação e fez, imediatamente, os torcedores lembrarem de outra recente final. Em 1993, os palmeirenses saíram da fila com a também inesquecível vitória por 4 a 0 em cima do arquirrival, com direito a 3 a 0 no tempo normal e o marcante gol de Evair, de pênalti, sacramentando o fim da fila alviverde, com o título do Paulista.

Mais otimistas ainda ficavam os palmeirenses ao lembrar do histórico recente. Entre a final de 1993 e a de 1995, foram 12 jogos entre os dois times, com seis vitórias palmeirenses e apenas três corintianas.

O lado verde do dérbi ainda gostava de cantar vantagem com a final do Brasileirão de 1994, que significava o bicampeonato alviverde. Os gols de Rivaldo e Edmundo davam ao Palmeiras o oitavo título Nacional da história e consagrava a chamada Segunda Academia.

A tarde de 6 de agosto de 1995, em Ribeirão Preto, no entanto, reservava um desfecho diferente para os corintianos. Nos últimos minutos do 2º tempo da prorrogação, Tupãzinho rolou a bola para Elivélton. O corintiano disparou um chute de longe e muito forte e fez Velloso ser vencido mais uma vez.

Foi o símbolo da vitória de um time unido e que jogava com raça, superando o milionário esquadrão montado pela Parmalat, que passava pelo momento de transição para a montagem de 1996, que teve o ataque de mais de 100 gols no Paulistão.

FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS 2 X 1 PALMEIRAS


Local: Estádio Santa Cruz - Ribeirão Preto (SP)
Data: 06/08/1995
Árbitro: Remi Harrel (França)
Público: 46.594
Renda: R$ 439.108,00
Gols: Nílson (11 - 2º), Marcelinho (15 - 2º) e Elivélton (14 - 2º prorrogação)

CORINTHIANS: Ronaldo; André Santos (Vítor), Célio Silva, Henrique e Silvinho; Zé Elias, Bernardo, Marcelinho e Souza (Tupãzinho); Viola e Marques (Elivélton). Técnico: Eduardo Amorim

PALMEIRAS: Velloso; Índio, Antônio Carlos, Cléber e Roberto Carlos (Flávio Conceição); Amaral, Mancuso, Edílson (Válber) e Rivaldo; Alex Alves (Nílson) e Muller . Técnico: Carlos Alberto Silva