Topo

Inter vai atrás de outro gringo para assumir time e tenta Sampaoli

Colorado propõe contrato até o final de 2016 para seduzir argentino a deixar o Chile - Kirsty Wigglesworth/AP Photo
Colorado propõe contrato até o final de 2016 para seduzir argentino a deixar o Chile Imagem: Kirsty Wigglesworth/AP Photo

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

10/08/2015 22h58

Sem avanços no mercado nacional, o Internacional partiu para alvos estrangeiros em busca de um substituto para Diego Aguirre e chegou até Santiago. Lá, uma comitiva do Colorado busca convencer Jorge Sampaoli, técnico da seleção do Chile, a assumir o time gaúcho agora com um contrato até o final de 2016.

A informação foi divulgada pela Rádio Gaúcha e confirmada pelo UOL Esporte. Estão no Chile o presidente do Inter, Vitorio Piffero, e o vice de futebol, Carlos Pellegrini. A dupla deixou Porto Alegre na manhã de segunda-feira, fez conexão no Rio de Janeiro e por horas deu margem para especulação sobre tratativas com técnicos que residem ou estão temporariamente por lá. No Brasil o Colorado sondou Muricy Ramalho duas vezes, Mano Menezes - que detonou a diretoria, e analisou os nomes de Oswaldo de Oliveira e Argel Fucks.

Campeão da Copa América, Sampaoli negociou com o São Paulo meses antes e agora tem uma renovação contratual apalavrada com a federação chilena de futebol. O novo contrato, a ser confirmado oficialmente nos próximos meses, irá até a Copa do Mundo na Rússia, em 2018. Além disto, a seleção mexicana já fez contato antes do Inter e está em estágio mais avançado de tratativas.

O curioso da história é que na quinta-feira, quando anunciou a demissão do uruguaio Diego Aguirre, a diretoria afirmou que um dos motivos para a surpreendente troca era a diferença cultural. “Teremos agora duas competições exclusivamente no cenário brasileiro, entendemos que tínhamos de mudar”, disse Vitorio Piffero.

Nesta quarta-feira, o Inter recebe o Fluminense em jogo da 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. O treinador será mais uma vez Odair Hellmann, auxiliar técnico e interino até a chegada de um novo comandante. A comitiva do Colorado tem retorno previsto para antes desta partida e até lá insistirá na missão de trazer um novo estrangeiro para o Beira-Rio.