Topo

São Paulo fecha com atacante do Náutico, mas depende do Vitória

Guilherme Palenzuela

Do UOL, em São Paulo

11/08/2015 13h25

O São Paulo fechou acordo pela contrataçao do atacante Rogério, que pertence ao Náutico, e que está emprestado ao Vitória. Segundo a diretoria do Náutico, os clubes chegaram ao acordo pela negociação de 65% dos direitos econômicos do atleta. Agora, no entanto, ainda é preciso que o Vitória aceite romper o contrato de empréstimo antes do fim - o clube afirma que o acordo de empréstimo não prevê a liberação. 

"Há uma negociação, acertamos as bases e precisamos apenas a anuência do Vitória para liberar o jogador. Acredito que não vai ter problema nenhum porque tem cláusula de vitrine", falou José Barbosa, vice-presidente de futebol do Náutico, ao UOL Esporte.

Para a diretoria do Náutico, o Vitória precisará aceitar que não quis exercer o direito de compra e terá que liberar o atacante antes do fim do empréstimo. Ao clube baiano será devido o valor de vitrine - uma porcentagem sobre o valor pago pelo São Paulo ao Náutico por 65% dos direitos econômicos do jogador. Os outros 35% pertencem ao Porto, de Caruaru. 

O presidente do Vitória, Raimundo Viana, falou ao UOL Esporte que não recebeu qualquer notificação sobre a negociação e que o Vitória não tem obrigação contratual de liberar Rogério antes do fim do ano. No entanto, não encerra negociação. 
 
"Duas coisas que tem que ficar bem claras: Vitória até agora não recebeu nenhum comunicado formal sobre qualquer negociação envolvendo o atleta. O atleta tem contrato com o vitória até 31 de dezembro, fim do ano. Esses são os pontos. Não tivemos nenhum contato com o São Paulo, o Náutico manifestou o interesse de negociar, mas informalmente. O Vitória tem salvaguardas contratuais. O contrato não prevê que o jogador tenha que ser liberado. É até comum em contratos de empréstimo que exista uma cláusula de liberação em caso de proposta. Nesse caso não, não tem nenhum cláusula que obrigue o Vitória a liberar o atleta. Agora, no plano na negociação tudo é possível. O Vitória não vai criar dificuldade contra um coirmão, mas vai brigar pelos seus direitos", falou Viana. 
 
Rogério é um atacante que joga pelas laterais do setor ofensivo, de velocidade, e é um pedido de Juan Carlos Osorio depois de observar jogos da Série B em busca de reforços - a diretoria posicionou ao departamento de futebol que não teria verba para investir em contratações, além das vendas de jogadores, o que motivou as contratações de soluções mais baratas, como o atacante Wilder Guisao, por empréstimo, e o zagueiro Luiz Eduardo, em contrato de experiência, até o fim do ano.