Topo

Falta de instrução fez ex-Palmeirense sair na rua sem camisa em terremoto

Mazinho teve duas passagens pelo Palmeiras: em 2012, conquistou a Copa do Brasil - Júlia Chequer/Folhapress
Mazinho teve duas passagens pelo Palmeiras: em 2012, conquistou a Copa do Brasil Imagem: Júlia Chequer/Folhapress

Diego Salgado e Vanderlei Lima

Do UOL, em São Paulo

13/08/2015 06h00

Uma breve passagem de 12 meses pelo futebol japonês ainda dá calafrios no meia-atacante Mazinho, ex-jogador do Palmeiras. O fato não está ligado a uma contusão ou um confronto com um zagueiro. No Japão, o atleta passou por uma situação inusitada ao não saber como agir em um terremoto ocorrido na cidade de Kobe, no meio da madrugada.

"Eu acordei com tudo balançando e fiquei assustado. Eu morava no 8º andar e deixei o apartamento. Na hora eu só pensei em descer as escadas.  Eu desci só de bermuda, sem camisa, no maior desespero. Quando cheguei na calçada, vi que ninguém desceu. Os japoneses ficaram todos dormindo", disse em entrevista ao UOL Esporte.

O incidente se deu três meses depois da chegada ao país, quando o atleta atuava pelo Vissel Kobe, em 2013. Segundo Mazinho, o terremoto foi responsável pelo maior pique dado depois de ele virar jogador de futebol. "Foi o momento que eu mais corri na carreira", brinca o jogador, que hoje defende o Oeste, de Itápolis.

O desespero de Mazinho é justificável. Localizada na costa leste do Japão, a cidade de Kobe é marcada por uma tragédia. Há 20 anos, um terremoto de 7,3 graus na escala Richter matou mais de seis mil pessoas. Frequentemente, pequenos sismos são sentidos na região.

Segundo o jogador, o terremoto de 2013 durou pouco tempo. "Quando cheguei na rua, já tinha parado. Foi muito rápido. Quando vi que ninguém desceu, voltei pra dentro do prédio e subi de escadas de novo", contou. 

O susto em plena madrugada fez Mazinho ligar para o diretor financeiro do Oeste, Cidão. A ideia era voltar imediatamente ao Brasil. "Eu liguei e disse que eu queria ir embora, mas me acalmaram e consegui ficar mais um ano lá", afirmou.

O meia-atacante, apelidado de Messi Black durante as passagens pelo Palmeiras, cumpriu o contrato de empréstimo com o Vissel Kobe. De volta ao País, Mazinho se apresentou ao clube alviverde no começo de 2014.

No início da atual temporada, o jogador voltou a ser emprestado, mesmo depois de ajudar na luta do Palmeiras contra o rebaixamento no Brasileirão -- o atacante marcou o gol da vitória por 1 a 0 sobre o Bahia na Fonte Nova, já na 32ª rodada do campeonato.

No começo deste ano, Mazinho defendeu o Coritiba, até voltar ao Oeste, equipe que disputa a série B do Campeonato Brasileiro. Mesmo após o grande susto vivido no Japão, o jogador de 27 anos afirma que vestiria a camisa de outro clube do país. “Ah, nós vamos de boa. Isso faz parte", afirma o atleta, cujo vínculo com o Palmeiras se encerra na metade de 2017.