Topo

Por 'paz com torcida', Brasil vai a Fortaleza e Salvador nas Eliminatórias

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

13/08/2015 11h08

A seleção brasileira já sabe onde fará seus dois primeiros jogos em casa das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018. São as únicas partidas que serão realizadas no Brasil neste ano, e terão como sede as cidades de Fortaleza e Salvador, no segundo e quarto jogos do campeonato.

O sorteio na Rússia, definiu os duelos das eliminatórias, com o time de Dunga estreando contra o atual campeão da Copa América, o Chile, em outubro, no Chile. O Brasil então joga em casa contra a Venezuela, em Fortaleza, na Arena Castelão, sendo ambas as partidas no mês de outubro. 

Em novembro, a terceira partida acontece na Argentina, com os donos da casa, e conta com a possibilidade da volta de Neymar. A seleção de Dunga então volta a jogar no Brasil contra o Peru, em Salvador, na Arena Fonte Nova, encerrando o ano para a equipe. As datas exatas das partidas ainda não foram divulgadas.

O técnico Dunga ainda confirmou que a CBF pretende adotar um rodízio de cidades-sedes durante as Eliminatórias. "Decidimos essas duas primeiras sedes e acho que, pela qualidade dos jogadores e por termos um país continental, podemos jogar em várias cidades espalhadas no Brasil", disse o treinador.

A decisão, anunciada pelo coordenador de seleções, Gilmar Rinaldi, foi tomada visando uma paz com a torcida brasileira após o fracasso na Copa América. Com uma seleção questionada, a cúpula da CBF concordou que uma partida nas regiões sudeste e sul deixaria a equipe exposta a críticas e manifestações contrárias.

Serão 10 participantes nas eliminatórias da Conmebol, em jogos de turno e returno. Os quatro melhores garantem acesso automático para a Copa. O quinto colocado disputará a repescagem. Os jogos classificatórios da Conmebol começam em outubro deste ano e terminam em novembro de 2017.

As eliminatórias da Conmebol terão rodadas duplas. Ou seja, cada convocação é válida para duas partidas.

Veja a lista dos convocados para a seleção brasileira

Goleiros: Jefferson (Botafogo), Marcelo Grohe (Grêmio), Alisson (Internacional)
Zagueiros: David Luiz (PSG), Marquinhos (PSG), Miranda (Inter de Milão), Gabriel Paulista (Arsenal)
Laterais: Daniel Alves (Barcelona), Filipe Luís (Atlético de Madri), Danilo (Real Madrid), Douglas Santos (Atlético-MG)
Volantes: Luiz Gustavo (Wolfsburg), Fernandinho (Manchester City), Elias (Corinthians), Ramires (Chelsea),
Meias: Oscar (Chelsea), Willian (Chelsea), Kaká (Orlando City), Lucas Lima (Santos), Lucas (PSG), Douglas Costa (Bayern de Munique)
Atacantes: Neymar (Barcelona), Hulk (Zenit), Roberto Firmino (Liverpool)