Topo

Teve golaço, mas não teve título. Barça perde chance de 'mega sena'

Do UOL, em São Paulo

17/08/2015 18h50

O sonho do segundo sextete da história acabou para o Barcelona. O time catalão só empatou por 1 a 1 com o Athletic Bilbao, nessa segunda-feira (17), em pleno Camp Nou, e viu o rival ficar com o título da Supercopa da Espanha. No jogo de ida, sexta-feira, a equipe de Bilbao goleara por 4 a 0.

Os gols da partida foram marcados por Messi, após belo passe de peito de Suárez, e Aduriz.

Em 2015, o Barcelona venceu o Campeonato Espanhol, a Copa do Rei, a Liga dos Campeões e a Supercopa da Europa. Faltava, assim, a Supercopa da Espanha e o Mundial de Clubes para conquistar a 'mega sena' - seis títulos num mesmo ano, fato que só o próprio Barça conseguiu em 2009.

31 anos depois…

O Athletic Bilbao voltou a conquistar um título após 31 anos. A última vez que havia levantado uma taça foi em 1984, quando levou o Campeonato Espanhol, a Copa do Rei e a Supercopa da Espanha.

O herói

Aduriz foi o grande nome da Supercopa da Espanha. Marcou três vezes em San Mamés e mais um no Camp Nou.

Messi

O craque argentino tornou-se o único jogador a balançar as redes em cinco edições diferentes da Supercopa da Espanha. Nas cinco vezes em que a disputou, Messi marcou 11 gols. Apesar disso, voltou a ter dificuldades ante a forte marcação do Bilbao e não brilhou.

Essa caxumba não passa!

Recuperando-se de caxumba, Neymar desfalcou o Barcelona mais uma vez. O craque já havia ficado de fora da Supercopa da Europa, na última terça-feira, e do primeiro jogo da Supercopa da Espanha, na sexta-feira passada. Pelo lado do Athletic, a principal baixa foi o meia San José, que marcou um golaço do meio-campo na partida de ida.

Fases do jogo

O Barcelona começou o jogo como se esperava: marcando por pressão, com dez jogadores no campo de ataque e buscando o gol com bastante intensidade e movimentação. Logo criou duas boas chances e acertou o travessão com Pique, mas parou.

Passou boa parte do primeiro tempo com a posse de bola, mas sem conseguir levar perigo ao Athletic, que por sua vez desperdiçou oportunidade claríssima de gol com Erazo. O castigo veio aos 43 minutos do primeiro tempo. Raktic cruzou, Suárez ajeitou bonito de peito e Messi dominou e bateu rápido para abrir o placar.

O Barça voltou dos vestiários melhor após o gol de Messi e quase ampliou duas vezes. Primeiro com Pedro e depois com Raktic. Mas perdeu Pique, expulso por reclamação. Depois disso, o Barça encontrou dificuldades com um jogador a menos e ainda sofreu o gol de empate e erro grotesco de posicionamento da zaga. Aduriz recebeu livre, chutou para defesa de Bravo e empatou no rebote do goleiro culé.