Topo

Técnico do Grêmio usa 'piores momentos' no intervalo para corrigir o time

Roger Machado inova com vídeo no intervalo dos jogos e aponta falhas - Lucas Uebel/Divulgação Grêmio
Roger Machado inova com vídeo no intervalo dos jogos e aponta falhas Imagem: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

18/08/2015 12h11

Tradicionais nas transmissões de jogos de futebol, os melhores momentos da partida são atração durante os intervalos. Mas no Grêmio, às avessas, também surgem dentro do vestiário. O técnico Roger Machado separa os 'piores momentos' de sua equipe em vídeo e, munido de um computador, mostra aos atletas os defeitos da equipe nos breves 15 minutos de parada. E tem dado resultado. 

Quando acaba a primeira etapa dos jogos, o treinador gremista já está com o material, separado pela equipe de análise de desempenho do clube. Com o vídeo, normalmente breve, mostra quais erros estão sendo cometidos e tenta corrigi-los enquanto o grupo descansa. E a estratégia arranca elogios dos jogadores. 
 
"Eu nunca tinha visto isso, foi a primeira vez. Ele tem, no intervalo do jogo, o vídeo no computador com as jogadas erradas e até boas que fizemos no primeiro tempo. A preleção do intervalo é de acordo com este documento que ele possui. Mostra onde estava cada um na tela, é uma coisa fantástica que ajuda muito", elogia o volante Edinho. 
 
Com Roger Machado no comando, o Grêmio deu uma arrancada impressionante que contou com goleada no clássico Gre-Nal por 5 a 0 e um sólido terceiro lugar na classificação do Brasileiro. Ainda está classificado na Copa do Brasil e na quarta-feira começa disputa com o Coritiba por uma vaga nas quartas de final da competição. 
 
"Entramos em campo com as jogadas na cabeça. É fascinante. Quando pegamos a bola, todos fazem os movimentos que ensaiamos nos treinamentos. É o dedo do Roger, que trabalha muito para isso", afirmou o marcador. 
 
O Grêmio vem de três vitórias seguidas no Brasileirão. Superou Internacional, Atlético-MG e Joinville na sequência. Soma 36 pontos na classificação, quatro atrás do líder 
 
O time tricolor entra em campo contra o Coritiba, no Paraná, na quarta às 19h30 (horário de Brasília). Luan, com amigdalite, está fora do time. Bobô será titular.