Topo

Vem aí o Partido Nacional Corinthiano? TSE recebe pedido de criação do PNC

Grupo corintiano pede ao TSE a criação do Partido Nacional Corinthiano (PNC) - Reprodução
Grupo corintiano pede ao TSE a criação do Partido Nacional Corinthiano (PNC) Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

19/08/2015 21h08

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu na tarde dessa quarta-feira (19) um pedido para a criação do Partido Nacional Corinthiano (PNC). A solicitação será examinada por um grupo técnico e, depois, por um dos ministros do TSE. O pedido é a sexta das sete etapas para a criação de um partido.

Se aprovado, o partido poderá concorrer a cargos públicos na eleição municipal do ano que vem.

"A manifestação de apoio à legitimação do Partido Nacional Corinthiano perante o Tribunal Superior Eleitoral é um direito não apenas do torcedor corinthiano. Queremos despertar o interesse real do brasileiro pela política. Isso hoje não existe e o futebol é uma ferramenta importante para reverter isso", disse Juan Antonio Moreno Grangeiro, presidente do PNC.

O PNC não usa a imagem do Corinthians. Em seu logo publicado na internet, é uma bandeira com um gavião com uma faixa branca horizontal entre duas pretas.

Antes de ter o pedido do registro junto ao TSE, é preciso que a nova sigla obtenha a coleta de assinaturas de cerca de 500 mil eleitores. Todas precisam ser validadas nos cartórios eleitorais.
 
Hoje há no Brasil 32 partidos aptos a disputar uma eleição.