Topo

Flamengo cede à pressão e demite Cristóvão Borges após derrota para rival

Técnico Cristóvão Borges foi demitido pelo Flamengo após derrota na Copa do Brasil - Gilvan de Souza/ Flamengo
Técnico Cristóvão Borges foi demitido pelo Flamengo após derrota na Copa do Brasil Imagem: Gilvan de Souza/ Flamengo

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

20/08/2015 11h48

O Flamengo demitiu o técnico Cristóvão Borges. A diretoria decidiu pela saída do profissional em reunião nesta quinta-feira, um dia após a derrota para o rival Vasco por 1 a 0. O revés na Copa do Brasil aumentou a pressão sobre o trabalho de Cristóvão, que não resistiu às críticas de torcedores nas arquibancadas e de dirigentes nos bastidores do clube rubro-negro.

O treinador deixa o comando do Flamengo após 18 jogos. Foram oito vitórias, nove derrotas e um empate, com direito a muitos questionamentos durante menos de três meses de trabalho. A saída acontece em comum acordo.

Cristóvão Borges viveu dias difíceis desde seu início de trajetória no Flamengo – no final de maio. Com apenas quatro vitórias nas dez primeiras partidas disputadas, o técnico flertou com a demissão. A queda, no entanto, foi evitada pelo presidente Eduardo Bandeira de Mello e pelo diretor de futebol Rodrigo Caetano. Os cartolas nada puderam fazer após a derrota para o Vasco na Copa do Brasil.

Vasco vence o Flamengo por 1 a 0 no Maracanã

Oswaldo de Oliveira é o favorito para herdar o posto vago no Flamengo neste momento. A diretoria trabalha para encontrar um novo nome para o cargo de treinador com rapidez. Oswaldo é nome forte na Gávea desde a queda de Vanderlei Luxemburgo. Na ocasião, o treinador trabalhava no Palmeiras e não fechou acordo - Cristóvão, então, foi contratado.

Com a possibilidade de ter um técnico novo, o Flamengo tentará se recuperar na Copa do Brasil em novo clássico, marcado para a próxima quarta-feira, também no Maracanã. O Vasco se classifica para as quartas de final em caso de empate.

Antes, porém, o Flamengo precisa se concentrar no Brasileirão. Na 13ª posição, com 23 pontos, o clube abre o returno da competição em jogo contra o São Paulo. A partida está marcada para o próximo domingo, às 16h. Se não acertar com um novo técnico rapidamente, Jayme de Almeida irá comandar o time nos próximos jogos.

Confira a nota oficial do Flamengo sobre a saída de Cristóvão Borges

Cristóvão Borges não é mais o técnico do Clube de Regatas do Flamengo. A decisão foi tomada em comum acordo entre o treinador e o comando do futebol rubro-negro, em reunião na manhã desta quinta-feira.

O Clube de Regatas do Flamengo lamenta a saída de Cristóvão, embora reconheça que os resultados não tenham sido aqueles esperados, o que não pode ser atribuído exclusivamente a ele.

Durante o período em que esteve à frente do Flamengo, Cristóvão Borges sempre atuou alinhado com a filosofia de gestão profissional do clube, fazendo uso de práticas modernas e atualizadas de treinamento, que ficam como legado no Departamento de Futebol.

O Clube de Regatas do Flamengo deseja a Cristóvão Borges, profissional honesto, ético e correto, muito sucesso na continuação de sua carreira.