Topo

Grêmio volta a atacar calendário da CBF e mantém esperança de desconvocação

Do UOL, em Porto Alegre

20/08/2015 06h00

O Grêmio não desistiu do movimento articulado para desconvocar jogadores da seleção brasileira olímpica. Após a vitória sobre o Coritiba, na quarta-feira, pela Copa do Brasil, o clube manteve discurso de ataque ao calendário de competições da CBF e ainda mira evitar a apresentação do meia-atacante Luan. 

O pleito gremista ao calendário se dá por dois motivos. Primeiro a maratona de jogos que colocará o time em campo a cada três dias, praticamente. Serão 17 jogos nos próximos 53 dias entre Brasileiro e Copa do Brasil. Além dos desfalques provocados pela seleção brasileira principal e a seleção olímpica. 
 
"Temos um grupo grande, mas jovem. E a maturidade se consegue na competição. Eu falo é para todos estarem prontos. Eu ponho para jogar, confio nos jogadores, não tenho receio. Meu grupo é bom. O que pode acarretar algum problema é este calendário, que nem sei como definir (pausa). Fazer 53 jogos em 17 dias... O futebol brasileiro só vai voltar a ser competitivo no cenário mundial no dia em que ajeitarmos o calendário. Tudo virá na esteira de um calendário bem organizado", disse o técnico Roger Machado. 
 
Desgastados, os jogadores reclamaram muito depois do duelo com os paranaenses, que simbolizou a quarta vitória seguida. E a agenda é apertada. Na quinta-feira tem retorno para Porto Alegre e já trabalho regenerativo. Um treino na sexta, outro no sábado e viagem para Campinas, onde no domingo pela manhã tem o jogo contra a Ponte Preta pelo Brasileirão.  
 
Enquanto isso, a direção articula parceria com clubes como Flamengo e Corinthians para uma 'desconvocação coletiva' da seleção olímpica. A CBF informou nesta quarta-feira que não irá liberar os atletas solicitados pelos clubes. Mas nem a negativa freou o interesse gaúcho.
 
"São duas preocupações bem claras. O presidente Romildo (Bolzan Júnior) já falou conosco. Mas é complicado por se tratar de uma data Fifa (quando os clubes devem liberar os jogadores para amistosos das seleções). Temos que pensar também como o nosso atleta lidaria com a frustração de não estar na seleção. Embora o Luan tenha sempre mostrado muita satisfação em atuar pelo Grêmio. Falei hoje (quarta-feira) com dois colegas de dois clubes importantes. Mas somos o 'lado fraco' desta briga. Na medida que queremos e disputamos um campeonato, isso gera até um desequilíbrio, a perda do Luan por pelo menos três jogos. Está sendo feito um pedido de uma forma ampla para tentar sensibilizar a CBF e ao menos diminuir o prejuízo", disse o diretor executivo de futebol gremista, Rui Costa. 
 
Luan está chamado pela seleção olímpica que enfrenta a França no dia 8 de setembro. Mas antes, um período de treinos força a apresentação dia 31 de agosto. Os convocados, entre eles Luciano, do Corinthians, Jorge, do Flamengo, Lucão e Rodrigo Caio, do São Paulo, Kelvin, do Palmeiras e Alisson, do Cruzeiro, perderão as rodadas 22, 23 e 24 do Brasileiro. 
 
As mesmas rodadas serão perdidas pelos jogadores chamados para seleção principal que joga nos dias 5 e 8 de setembro, nos Estados Unidos. 
 
"Peço a compreensão de todos, até porque é um problema que não teremos mais em breve. O presidente Marco Polo e o pessoal de competições já estão resolvendo as mudanças para evitar tais conflitos. Não teremos mais isso, felizmente", disse o coordenador de seleções da CBF, Gilmar Rinaldi.