Topo

Brasileiro que ensinou Neuer a dançar agora quer virar talismã do Qatar

Gustavo Franceschini

Do UOL, em São Paulo

22/08/2015 06h00

Mário Lúcio Tibúrcio saiu do anonimato em 2014 como faz-tudo, talismã e professor de dança ocasional da Alemanha campeã do mundo. Agora, espera levar os passinhos e o carisma para o Oriente Médio. Convidado a acompanhar a seleção do Qatar nas eliminatórias para a Copa de 2018, ele esperar virar o “talismã” da seleção que sediará o Mundial em 2022.

Antes de explicar o que Tibúrcio fará, é bom explicar quem é Tibúrcio. Carioca de nascimento, ele foi parar na Alemanha por intermédio de Rafinha, lateral do Bayern que conheceu nos tempos de Coritiba e de quem virou amigo. Nas idas constantes à Alemanha, mesmo sem falar nada de alemão, se aproximou dos jogadores que conquistariam a Copa no Maracanã.

Apareceu em fotos, visitou a concentração e foi o maestro dos vídeos mais descontraídos da Alemanha. Em um dos mais famosos, Tibúrcio está na praia ensinando ninguém menos que Manuel Neuer e Bastian Schweinsteiger a dançar a música “Lepo-Lepo”.

Foi o ápice da desengonçada carreira de Tibúrcio, que já compôs a trupe de Zeca Pagodinho, animou o auditório do Faustão e nos momentos mais difíceis chegou a morar na rua. Agora, planeja lucrar com a fama da Copa repetindo, no Qatar, o papel de “amuleto” que desempenhou na campanha vitoriosa da Alemanha em 2014. Papel difícil de explicar, aliás.

“É motivação, a mesma coisa que eu fui para a Alemanha. Fui para levar sorte, falar umas coisas, animar o pessoal. Se eles [Qatar] se classificarem, eles querem que eu vá com eles para a Rússia”, disse Tibúrcio, alçando voos mais longos.

Se Rafinha fez o “meio-campo” com os alemães, quem introduziu Tibúrcio ao futebol do Qatar foi Fábio Montezine, conterrâneo do lateral do Bayern que defendeu a seleção do Oriente Médio como naturalizado até o ano passado. Foi por isso que o “talismã” foi parar na Áustria, na pré-temporada da seleção, onde conheceu os jogadores e a comissão técnica, que agora também servirá para tradução.

“Tibúrcio é uma pessoa muito carismática né? Com esse carisma dele ele tira de letra toda essa dificuldade com a língua. O pessoal gostou bastante da energia dele. Teve sorte que na comissão tem o Jorge, massagista. A comissão é uruguaia. O primeiro encontro foi muito legal e já convidaram ele para o próximo jogo do time”, disse Mantazine.

Tibúrcio receberá por jogo pelo Qatar, enquanto na Alemanha acompanhava o time na base de amizade e recebendo alguns favores dos jogadores de quem era amigo. O problema é que agora, com o modesto time do Oriente Médio, terá de torcer bem mais para se manter dando sorte.