Topo

Presente de aniversário: Grêmio quer anunciar compra da Arena em festa

Arena do Grêmio deve ter gestão comprada e "reinauguração" definida em aniversário - Wesley Santos/Drone Service Brasil/Divulgação
Arena do Grêmio deve ter gestão comprada e 'reinauguração' definida em aniversário Imagem: Wesley Santos/Drone Service Brasil/Divulgação

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

22/08/2015 06h00

O Grêmio está prestes a anunciar a compra da gestão da Arena. Os últimos avanços envolvendo os bancos que participaram do financiamento do BNDES para construção do estádio cedido à construtora OAS significaram muito nas pretensões gremistas. Agora, apenas a finalização do contrato impede a oficialização da compra. Com bases acertadas, a ideia é que a compra seja 'presente de aniversário' de 112 anos da agremiação, que ocorre em setembro. 

Ainda em 2013, o então presidente do clube, Fábio Koff, chamou a imprensa para oficializar o acordo de compra do estádio. Contudo, o que parecia ser questão de tempo acabou tomando outro rumo por conta da Operação Lava-Jato da Polícia Federal, que prendeu executivos, bloqueou bens e provocou a recuperação judicial da OAS, atual parceira do Grêmio na gestão da Arena. 

Mesmo com a empresa ainda envolvida em tal situação, os avanços nas negociações foram significativos recentemente. O Grêmio assumirá o financiamento de R$ 170 milhões feito pela empresa. Como garantia aos bancos apresentou cotas de TV, bilheteria e verba oriunda de planos de sócios.

O clube já tem, inclusive, definido como fará a gestão da casa. Irá reativar a Grêmio Empreendimentos como empresa derivada do clube e nela centralizará as ações da Arena. Terá departamentos específicos para eventos, vendas e publicidade e absorverá, inicialmente, boa parte do quadro funcional da Arena Porto-Alegrense, até ter total conhecimento dos procedimentos de abertura do estádio. 

Banrisul, Santander e Banco do Brasil já aceitaram as garantias bancárias apresentadas pelo Grêmio para efetivação da compra e os moldes do negócio estão definidos. Aguardando apenas a finalização dos contratos. 

É possível, e até provável, segundo apurou a reportagem do UOL Esporte, que a compra da gestão da Arena ocorra antes do aniversário do clube, em 15 de setembro. Mas a ideia é tornar a data comemorativa um marco de 'reinauguração', com o estádio tornando-se apenas do Grêmio, sem parceria alguma. 

Neste dia, o dirigente histórico Hélio Dourado, presidente na principal reforma do Olímpico e que havia prometido jamais pisar na Arena - e tem cumprido até agora - estará lá pela primeira vez. Fábio Koff, que recentemente esteve internado por quase três meses em um hospital de Porto Alegre com problemas de saúde, também será homenageado. Ele recebeu do presidente Romildo Bolzan Júnior um documento que o elege como responsável pela compra da gestão do estádio. 

Ainda há pessoas nos bastidores do Grêmio que prefiram adotar cautela. "Já ouvimos que a Arena estava comprada outras vezes", disse um conselheiro que pediu anonimato. Mas ao que tudo indica, o estádio nunca esteve tão perto de ser definitivamente apenas do clube. 

Inaugurada em dezembro de 2012, a Arena do Grêmio funciona com gestão feita em parceria entre a empresa OAS e o clube. Para isso foi criada a empresa Arena Porto-Alegrense. O prazo de união seria de 20 anos. Mas com a compra, pela qual o clube irá desembolsar R$ 24 milhões por ano durante seis anos e um valor um pouco menor nos 14 anos que seguiriam a parceria, irá se tornar absoluto.