Topo

Aos 30, reserva e segundo capitão é exemplo de comprometimento no Atlético

Quando Leo Silva não está em campo, Edcarlos é quem fica com a faixa de capitão - AFP PHOTO / DOUGLAS MAGNO
Quando Leo Silva não está em campo, Edcarlos é quem fica com a faixa de capitão Imagem: AFP PHOTO / DOUGLAS MAGNO

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

25/08/2015 06h00

Quando perdeu o tempo da bola e facilitou para o cabeceio de Andrei Girotto, logo aos quatro minutos de jogo, Edcarlos poderia começar ali uma noite triste individualmente no Independência. Reserva imediato do capitão Leonardo Silva, o zagueiro fez diferente e, assim como ocorreu nas últimas ocasiões, deu conta do recado e contribuiu diretamente para a vitória atleticana sobre o Palmeiras, no último final de semana. Essas e outras recentes apresentações do baiano refletem a confiança que o técnico Levir Culpi tem em seu futebol e a segurança do torcedor quando o time perde algum de seus defensores titulares.

Mesmo na reserva, Edcarlos é o segundo na linha de sucessão pela faixa de capitão. Foi assim em todas as vezes que precisou substituir Leonardo Silva e atuou como titular. Contra o Palmeiras, o zagueiro não só se redimiu do erro no início da partida, mas salvou a equipe em pelo menos dois lances em que o time quase tomou o gol. Aos 15 do segundo tempo, perdeu na corrida para Alecsandro, mas afastou a finalização endereçada para o gol vazio. Aos 44, no apagar das luzes, evitou o empate paulista em cima da linha após Lucas Barrios driblar Victor e deslocar o companheiro Jemerson.

“O professor sempre fala que não tem reservas, ele tem escolhas para cada jogo. Tenho experiência e sei que as oportunidades vão surgir. A vitória foi importante primeiro porque o Corinthians ganhou. Estamos a quatro pontos, se perdêssemos ficaríamos a sete. Isso ia ser demais pra gente”, disse.

Fora de campo, Edcarlos ainda se consolida como um dos líderes do grupo, usando seus 12 anos de experiência (30 no total) no futebol seja na hora de orientar os mais jovens ou para motivar o plantel, provando ser um dos pilares da equipe mesmo sem nem sempre entrar em campo.

 “Isso mostra a força do elenco, a qualidade em casa setor e a maneira com que cada um se prepara para tudo isso. O Edcarlos trabalha bastante, é experiente, qualificado, treina muito forte e quando é acionado, sempre dá conta do recado. É uma tranquilidade que nós temos, o setor está bem servido e aquele que jogar vai deixar o Atlético bem representado”, comentou o companheiro e primeiro capitão, Leonardo Silva.

Desde que chegou ao Atlético, no início de 2014, Edcarlos atuou por 47 vezes e marcou três gols. O mais importante deles aconteceu contra o Corinthians, no jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil do ano passado. Na ocasião, também substituiu Leonardo Silva e marcou o quarto gol na vitória por 4 a 1 e decretou a primeira das duas viradas históricas da equipe naquela competição.