Topo

Com Luxemburgo no fio da navalha, Cruzeiro já sonda Cuca

Cuca está no Shandong Luneng, da China, e tem contrato até dezembro deste ano - Rivaldo Gomes/Folhapress
Cuca está no Shandong Luneng, da China, e tem contrato até dezembro deste ano Imagem: Rivaldo Gomes/Folhapress

Enrico Bruno e Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

25/08/2015 14h41

Com o futuro ainda incerto na Copa do Brasil, além de uma campanha bem irregular no Brasileirão, a um ponto do rebaixamento, a diretoria do Cruzeiro já tem um nome em vista caso opte por demitir Vanderlei Luxemburgo. Cuca é um nome que agrada se o atual treinador não conseguir mudar o cenário ruim do momento.

Segundo apurou o UOL Esporte, o Cruzeiro sondou a situação do treinador na China. Cuca está no Shandong Luneng e tem contrato até dezembro. Em junho, o técnico foi punido por agressão e pegou um gancho de sete meses sem poder comandar a equipe da beira do gramado.

Cuca treinou o Cruzeiro durante a temporada de 2010 e parte de 2011. Em seu primeiro ano, levou o clube ao vice-campeonato do Brasileirão, conquistado pelo Fluminense. Na temporada seguinte, foi campeão mineiro antes de ser demitido da equipe e se transferir para o rival Atlético-MG, onde levaria outros dois Estaduais, além de uma inédita Libertadores.

No último domingo, após ser derrotado para o Corinthians por 3 a 0, Vanderlei alegou ter gostado da equipe celeste e classificou o tropeço como normal. A declaração também foi repetida após o time perder para o Fluminense e São Paulo e não foi bem recebida pela torcida. Na última segunda-feira, o diretor de futebol Isaías Tinoco foi aos microfones para defender a comissão técnica, também alegando ter visto evolução no time dentro de campo.

Há quase três meses no Cruzeiro, Luxa começou bem ao embalar uma sequência de três vitórias seguidas, mas caiu em descrédito com a instabilidade da equipe. Ao todo, Luxa já comandou o time por 17 vezes. Venceu seis, empatou três e perdeu oito, marcando 14 gols e sofrendo 17.

Na Copa do Brasil perdeu por 2 a 1 o jogo de ida das oitavas de final para o Palmeiras, em São Paulo. Nessa quarta, às 22h, no Mineirão, precisará ganhar por pelo menos 1 a 0 para avançar às quartas de final.