Topo

Valencia avança e abre chance de grupo da morte para Real ou Barcelona

Jogadores do Valencia comemoram a classificação para a fase de grupos da Liga dos Campeões - ERIC GAILLARD/REUTERS
Jogadores do Valencia comemoram a classificação para a fase de grupos da Liga dos Campeões Imagem: ERIC GAILLARD/REUTERS

Do UOL, em São Paulo

25/08/2015 17h49

Com a decisão de cinco times nessa terça-feira (25) para a fase de grupos, ficou em aberto a possibilidade de haver um grupo da morte na Liga dos Campeões. E dentro dessa possível chave com três grandes times poderá estar Barcelona, Real Madrid, Bayern de Munique ou Juventus.

Vamos à explicação: a definição dos grupos da Liga dos Campeões será por sorteio na quinta-feira.

A Uefa já definiu que os 32 times serão divididos em oito grupos com quatro equipes cada (em nenhum poderá ter dois times do mesmo país). No sorteio, haverá quatro potes. No primeiro estarão o Barcelona, atual campeão da Liga, e mais sete campeões nacionais (Chelsea, Bayern, Juventus, Benfica, Paris Saint-Germain, Zenit e PSV Eindhoven).

No pote 2, os melhores times dentro do coeficiente da Uefa (entre eles, o Real Madrid, Atlético de Madri, Porto, Arsenal e Manchester City). É aí que entra o risco de haver um grupo da morte.

Com o Valencia passando pelo Monaco e fazendo com que, pela primeira vez, cinco times do mesmo país participem da competição, Bayer Leverkusen e Manchester United se colocam em uma briga pela classificação com o Sevilla de espectador.

O clube espanhol é o último time do pote 2, mas tem menos pontos no coeficiente das últimas cinco temporadas da UEFA do que Bayer Leverkusen e Manchester United. Com isso, caso os um deles se classifique, ele cairá para o pote 3.

Se Leverkusen e United avançarem, quem ficará com a vaga no pote 2 será o clube inglês. Dessa maneira, Barça, Real, Bayern e Juventus terão grandes chances de cair em um grupo extremamente complicado, já que os tradicionais Leverkusen e Roma estarão no pote 3 – lembrando que clubes do mesmo país não podem ficar na mesma chave.

Nessa quarta, para seguir vivo, o Leverkusen precisará derrotar, em casa, a Lazio por dois gols de diferença (perdeu na ida por 1 a 0). Já o United pode perder por 1 a 0, na Bélgica, após ganhar em casa por 3 a 1 do Brugge.

Veja os demais classificados nesta terça (25) para a fase de grupos (com asterisco quem avançou)

*Maccabi Tel Aviv 1 x 1 Basel (na ida, 2 x 2)
*Malmö 2 x 0 Celtic (na ida, 2 x 3)
*Dínamo de Zagreb 4 x 1 Skënderbeu (na ida, 2 x 1)
*Shakhtar Donetsk 2 x 2 Rapid Viena (na ida, 1 x 0)
Monaco 2 x 1 Valencia*