Topo

Sete motivos que só o palmeirense tem para se orgulhar do time

Dida e Marcos, goleiros de Corinthians e Palmeiras, respectivamente, trocam de posição na disputa por pênaltis da semi da Libertadores de 2000 - Ormuzd Alves/Folhapress - Ormuzd Alves/Folhapress
Marcos, goleiro do Palmeiras que fez história ao parar Marcelinho Carioca
Imagem: Ormuzd Alves/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

26/08/2015 06h01

O Palmeiras comemora nesta quarta-feira (26) mais um aniversário. Com 101 anos de vida, o clube vive um momento de retomada após alguns anos lutando apenas contra o rebaixamento.

O UOL Esporte listou sete motivos que todo palmeirense pode falar que são exclusivos de sua equipe para se orgulhar neste aniversário.

07.09.1965 - Jogadores do Palmeiras representam a seleção brasileira em amistoso contra o Uruguai no Mineirão - Reprodução - Reprodução
07.09.1965 - Jogadores do Palmeiras representam a seleção brasileira em amistoso contra o Uruguai no Mineirão
Imagem: Reprodução

1- Único time a representar a seleção brasileira

Em 1965, todos os jogadores do Palmeiras vestiram o uniforme da seleção brasileira para jogar contra o Uruguai. E o melhor: venceram por 3 a 0. O jogo ainda marcava a inauguração do Mineirão. Recentemente, em jogo no mesmo estádio, a equipe paulista atuou contra o Cruzeiro vestindo uma camiseta amarela, homenageando o feito que completa 50 anos nesta temporada.

Time de 1994 do Palmeiras comemora o título do Campeonato Brasileiro - Ormuzd Alves/Folhapress - Ormuzd Alves/Folhapress
Time de 1994 do Palmeiras comemora o título do Campeonato Brasileiro
Imagem: Ormuzd Alves/Folhapress


2- Maior campeão nacional

Além de ter sido campeão do século XX, o Palmeiras ostenta a marca de maior campeão nacional. Considerando apenas os títulos de grande porte, são dez. Oito vezes campeão brasileiro, em 1960, 1967 (2x), 1969, 1972, 1973, 1993 e 1994 e mais duas vezes campeão da Copa do Brasil, em 1998 e em 2013. O feito é reconhecido pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol).

3- Teve representante em todos os títulos de Copa da seleção

Toda a vez em que o Brasil gritou é campeão em uma Copa do Mundo, os palmeirenses puderam se sentir representados. Foi assim em 1958 com Mazzola, em 1962, com Djalma Santos, Zequinha e Vavá, em 1970, com Leão e Baldocchi, em 1994, com Zinho e Mazinho, e em 2002, com Marcos. É bom que Dunga saiba disso na hora de elaborar a lista para a Copa do Mundo da Rússia, em 2018.


4- Tem o estádio eleito o melhor do mundo em 2014

Depois de sofrer por anos sem seu estádio, o palmeirense pode voltar a chamar algum lugar de casa. Para melhorar, o Allianz Parque foi eleito o melhor estádio de 2014. A votação foi organizada pelo Stadium DB, site especializado em campos de futebol. Além disso, o local está sempre cheio. Com o sucesso do plano de sócio-torcedor, o time tem a melhor média de torcedores no Brasileirão.

Após convocação por redes sociais, torcida do Palmeiras faz procissão em SP por "São Marcos de Palestra Itália", no sábado - LEO BARRILARI/FRAME - LEO BARRILARI/FRAME
Torcedores do Palmeiras fazem procissão para São Marcos em 2012
Imagem: LEO BARRILARI/FRAME


5- Tem um ídolo que virou Santo e ganhou até procissão

Todo time tem um ídolo. Poucos times têm um ídolo que conesgue ser adorado por quase todas as torcidas. Mas ninguém tem um santo que ganhou até procissão em sua despedida. São Marcos parou parte das ruas de São Paulo em seu adeus, quando viu milhares de palmeirenses seguirem um trio elétrico até a partida que homenageou o dia em que ele aposentou as luvas.

6- Resistiu à Segunda Guerra Mundial

Resistir à queda para a Segundona é mole. Resistir à difícil vida política palmeirense é rotina. Mas resistir à guerra... Em 1942, o Palmeiras precisou até mudar de nome e abandonar a alcunha de Palestra Itália por causa da Segunda Guerra Mundial. Na ocasião, os italianos eram inimigos e qualquer menção a eles era proibida. No primeiro jogo com o novo nome, os palmeirenses viram a famosa Arrancada Heróica e uma vitória marcada pelo abandono do São Paulo de campo.

7 - Tem vantagem histórica contra seu principal arquirrival

No clássico contra o seu arquirrival, o Palmeiras pode falar que tem a maior goleada. Foi um 8 a 0 conquistado em 1933 contra o Corinthians. Além disso, as maiores glórias recentes aconteceram justamente contra o arquirrival. Em 1993, saíram da fila para ganhar o Paulistão com um 4 a 0. Em 2000, eliminaram o rival da Libertadores com Marcelinho errando pênalti. Em 2015, eliminaram o arquirrival pela primeira vez na Arena Corinthians, na semifinal do Paulista.  Mais do que isso, os palmeirenses, historicamente, mais venceram do que perderam dos corintianos:  são 356 confrontos, com 125 triunfos alviverdes, 123 alvinegros e 108 empates. Os corintianos ainda preferem fazer a conta sem jogos considerados torneios-início e, ainda assim, ficam atrás com 121 vitórias alviverdes e 120 vitórias alvinegras, além de 104 empates.