Topo

Corinthians cai em Itaquera pela 3ª vez e repete marca de 15 anos atrás

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

27/08/2015 12h00

O Corinthians registra um aproveitamento de quase 80% em Itaquera, desde a inauguração da arena, em maio de 2014. O time paulista, no entanto, não consegue repetir o desempenho nos confrontos eliminatórios. Nesta quarta-feira, a equipe do técnico Tite amargou mais uma queda no local depois de perder para o Santos por 2 a 1.

A terceira eliminação em casa fez o Corinthians repetir uma marca negativa que durava 15 anos. Em 2000, o clube também caiu três vezes em competições de mata-mata, em um período de apenas seis dias, sempre atuando em São Paulo, com o apoio do torcedor.

Na ocasião, o time foi superado no Morumbi (duas vezes) e no Canindé. As derrotas, em junho daquele ano, ocorreram diante de Botafogo (oitavas de final da Copa do Brasil), São Paulo (semifinal do Campeonato Paulista) e Palmeiras (semifinal da Libertadores da América).

Na atual temporada, o Corinthians foi eliminado das mesmas competições, em um intervalo de 129 dias. A primeira ocorreu no dia 19 de abril, contra o Palmeiras, na semifinal do Paulistão, após um empate por 2 a 2 no tempo normal e uma derrota por 6 a 5 nos pênaltis, em jogo único.

Em 13 de maio, a queda se deu na Libertadores, com a derrota por 1 a 0 para o Guaraní, do Paraguai, em plena arena. Pouco mais de três meses depois, foi a vez do Santos passar pelo Corinthians nas oitavas de final da Copa do Brasil.

Em Itaquera

O time alvinegro já disputou 44 partidas na Arena Corinthians. O aproveitamento é de 77,3%, com 44 jogos, 31 vitórias, nove empates e quatro derrotas. No total, foram cinco confrontos eliminatórios.

No ano passado, a equipe, ainda treinada por Mano Menezes, derrotou o Atlético-MG por 2 a 0, nas quartas de final da Copa do Brasil. Na volta, no Mineirão, perdeu por 4 a 1. Nesta temporada, com Tite, o Corinthians venceu o Once Caldas por 4 a 0 em Itaquera pela pré-Libertadores e garantiu vaga na fase de grupo com um empate por 1 a 1 na Colômbia.

No Paulistão, os corintianos sofreram para eliminar a Ponte Preta em jogo único das quartas de final — Renato Augusto fez 1 a 0. Na sequência, o time foi eliminado pelo Palmeiras. Depois, pelo Guaraní, na Libertadores, e pelo Santos na Copa do Brasil, sempre com a partida decisiva na Arena Corinthians.

Eliminações do Corinthians desde 2000
2015
Palmeiras - Paulistão (Arena Corinthians)
Guaraní - Libertadores (Arena Corinthians)
2014
Atlético-MG - Copa do Brasil (Mineirão)
2013
Grêmio - Copa do Brasil (Arena do Grêmio)
2012
Ponte Preta - Paulistão (Pacaembu)
2011
Tolima (COL) - Pré-Libertadores (Manuel Murillo)
Santos - Paulistão (Vila Belmiro)
2010
Flamengo - Libertadores (Pacaembu)
2009
Sem eliminações
2008
Sport - Copa do Brasil (Ilha do Retiro)
2007
Náutico - Copa do Brasil (Pacaembu)
Botafogo - Copa Sul-Americana (Pacaembu)
2006
River Plate (ARG) - Libertadores (Pacaembu)
Lanús (ARG) - Copa Sul-Americana (Ciudad de Lanús)
2005
Figueirense - Copa do Brasil (Orlando Scarpelli)
Pumas (MEX) - Copa Sul-Americana (Olímpico)
2004
Vitória - Copa do Brasil (Barradão)
2003
River Plate (ARG) - Libertadores (Morumbi)
2002
Santos - Brasileirão (Morumbi)
Ituano - Supercampeonato Paulista (Martins Pereira)
2001
Grêmio - Copa do Brasil (Morumbi)
San Lorenzo (ARG) - Copa Mercosul (Nuevo Gasómetro)
2000
Botafogo - Copa do Brasil (Canindé)
São Paulo - Paulistão (Morumbi)
Palmeiras - Libertadores (Morumbi)